Comunicação de risco e benefício dos exames radiológicos em pediatria em pauta


Como melhorar o diálogo entre equipe técnica e paciente? O que os pais precisam saber? Grandes especialistas internacionais apresentaram uma série de recomendações sobre Comunicação de risco e benefício dos exames radiológicos em pediatria em webinar realizado pela Comissão de Proteção Radiológica do Colégio, com participações da SBP, ABFM, SLARP, Latin Safe, Image Gently e Comissão Internacional de Proteção Radiológica

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) promoveu webinar com o tema “Comunicação de risco e benefício dos exames radiológicos em pediatria”, na noite de 26 de setembro. Realizado pela Comissão de Proteção Radiológica (CPR) do Colégio, o seminário online contou com palestras de três grandes nomes da especialidade no mundo: Dr. Donald Frush, presidente do Image Gently, radiologista pediátrico da Duke University (EUA); Dra. Kimberly Applegate, radiologista pediátrica, presidente do 3 Comitê de Medicina da Comissão internacional de Proteção Radiológica; e Manuel Duarte Lobo, tecnólogo, presidente da Associação Portuguesa de Imagiologia Médica e Radioterapia (APMIR).

Os especialistas apresentaram uma série de recomendações sobre comunicação de risco e benefício dos exames radiológicos em pediatria. “Qualquer tipo de conversa que envolva risco, nós temos que estar informados, ser sensíveis e buscar um engajamento com o interlocutor. É preciso saber do que você fala, entender o que estão perguntando, questionar se os pais, cuidadores, têm mais perguntas”, recomendou o Dr. Donald Frush.

Os médicos abordaram imagens e estatísticas que mostram como a radiação é geralmente apresentada de forma negativa nos meios de comunicação, das bombas nucleares, as tragédias de Fukushima e Chernobyl, às transformações dos super-heróis na ficção; e fizeram recomendações de como dialogar com pacientes e familiares a fim de quebrar a…



Leia Mais >