Ainda há dúvidas da população sobre as doses de reforço da vacina contra a Covid-19. Desde que a campanha de vacinação começou no Brasil, em janeiro de 2021, o Ministério da Saúde precisou fazer algumas adaptações nos esquemas vacinais, como a inclusão de doses adicionais de reforço.
Nos quadros abaixo é possível ter um panorama de todos os esquemas vacinais atualmente vigentes no país e quantas doses estão disponibilizadas para cada grupo. (atualizado em agosto) É importante ressaltar que para receber as doses de reforço da vacina é necessário ter completado o intervalo mínimo recomendado, que varia conforme a marca do imunizante já recebido e o grupo do qual a pessoa faz parte.
Leia ainda – Covid-19 causa sequelas na maioria dos pacientes
GRUPOS COM VACINAÇÃO DISPONÍVEL:
– 1ª dose para todos com 3 anos completos ou mais;
- 2ª dose para todos com 3 anos completos ou mais;
– 1º reforço para todos com 12 anos ou mais;
– 2º reforço para imunossuprimidos com 12 anos ou mais, profissionais de saúde, pessoas de 18 a 39 anos vacinadas na 1ª dose com Janssen, pessoas com 40 anos ou mais vacinadas com qualquer marca na 1ª dose.
- 3º reforço* para pessoas imunossuprimidas com 18 anos ou mais e pessoas com 40 anos ou mais vacinadas com Janssen na 1ª dose do início do esquema vacinal;
-
4º reforço* para pessoas imunodeprimidas com 18 anos ou mais vacinadas com a Janssen na 1ª dose do início do esquema vacinal
Importante: Para receber a 2ª dose ou as doses de reforço é necessário ter completado o intervalo mínimo recomendado, que varia conforme a marca do imunizante já recebido e o grupo que a pessoa faz parte. Veja mais detalhes nos quadros de esquemas vacinais.
* Com informações da SMS
Leia ainda – Estudo revela que Covid-19 pode causar comprometimento cognitivo