Falta de contrastes e biossegurança dos pacientes foram tema do Webinar Padi; assista


“Como a falta de contrastes radiológicos pode impactar a biossegurança dos pacientes?”: este foi o tema de webinar promovido pelo Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi), do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), em 16 de agosto. O seminário online pode ser conferido na íntegra no canal oficial do CBR no YouTube.

“A falta de contrastes gera algumas dificuldades nos serviços de imagem e aparecem dúvidas que a gente tenta responder, que esperamos que possam ajudar na rotina de todos os serviços”, declarou Dr. Guilherme Hohgraefe Neto, um dos palestrantes, especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, membro titular do CBR e da Comissão de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Cadi) do Colégio.

O atual momento de escassez de contraste afeta diversos países e é reflexo principalmente da suspensão temporária, iniciada o mês de abril, na produção em uma das principais fábricas do mundo, na China, devido a lockdown diante da pandemia de covid-19. A produção foi retomada parcialmente em maio e integralmente em junho, mas a distribuição ainda não foi normalizada.

Diante da falta do insumo, o Ministério da Saúde emitiu uma nota com recomendações para a racionalização na Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada e Medicina Nuclear. Entre elas, priorizar procedimentos em pacientes de maior risco e em condições clínicas de urgência e emergência e considerar a utilização de métodos diagnósticos alternativos, quando possível.

O webinar também teve palestras de Marcela Padilha Facetto Azevedo, enfermeira com doutorado pela EERP-USP, coordenadora de Desenvolvimento de Produtos e Suporte Clínico da Alko do Brasil e docente, em 2021 e 2022, do curso on-line Radiologia e Biossegurança na área da saúde: desafios na prática clínica pela FMRP-USP; e Dra. Bruna Garbugio Dutra, Neurorradiologista do Grupo de Neuroimagem da Santa…



Leia Mais >