Para esclarecer dúvidas de pacientes sobre a obesidade e os métodos da cirurgia bariátrica e metabólica, o Vera Cruz Casa de Saúde realiza na próxima segunda-feira (1), às 19h, uma nova palestra gratuita sobre o tema. O evento, mensal, é ministrado por uma equipe multiprofissional que visa preparar e orientar as pessoas tanto do ponto de vista psicológico quanto orgânico. Interessados podem inscrever-se, juntamente a um acompanhante, pelo formulário on-line.
De acordo com a pesquisa Vigitel 2020, 57,5% da população adulta do Brasil está com excesso de peso (contra 55,7% em 2019) e 21,5% da população tem obesidade (19,8% em 2019), doença causada pelo consumo excessivo de alimentos, somado à falta de atividade física, tendência genética, fatores hormonais e psicossociais. Segundo dados do Ministério da Saúde, nos últimos 13 anos, houve um aumento de 72% no número de obesos no Brasil. Os principais fatores seriam a mudança no estilo de vida, a má alimentação e o sedentarismo.
“A luta contra a obesidade é um processo que envolve muita ciência, autoconhecimento e acolhimento e, para dar suporte ao paciente, montamos uma equipe completa formada por especialistas necessários em todo o processo. Com esse encontro, queremos que mais pessoas possam entender os fatores de risco da doença, as indicações para a cirurgia e como são todos os passos”, explica o cirurgião André Canesso Pierro, criador do projeto e especialista no procedimento.
Segundo o médico, diminuir o tempo de espera para a cirurgia evita o desenvolvimento de complicações de doenças associadas. “Pessoas com essa condição estão propensas ao surgimento de outras condições, como doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, alterações hormonais, disfunções sexuais, problemas articulares graves (como hérnias de disco e artroses precoces de quadril e joelhos), doenças respiratórias, apneia do sono e alguns tipos de câncer, como o de útero, mama, intestino grosso, entre outros. O quadro do paciente também pode acarretar sofrimento, com maiores índices de depressão, baixa autoestima, estigmatização social, entre outros problemas”.
A “Cirurgia Bariátrica e Metabólica”, também conhecida como “Cirurgia da Obesidade” ou, popularmente, como “redução de estômago”, reúne técnicas com respaldo científico destinadas ao tratamento da obesidade e das doenças associadas ao excesso de gordura corporal ou agravadas por ele. Ela está consolidada como um tratamento eficaz contra a obesidade grave. O avanço de técnicas e tecnologias levou a especialidade a se tornar uma alternativa segura e eficiente não só contra a obesidade, mas também contra doenças associadas, como diabetes, hipertensão e outras agravadas pelo excesso de peso. O Brasil é o segundo país no mundo que mais realiza operações deste tipo, com 100 mil registros por ano, e fica atrás apenas dos EUA.
Apesar do crescimento, nos últimos dez anos ainda não atendemos nem 1% dos candidatos que querem fazer a cirurgia. Nossas taxas de resolução da doença são superiores a 90% e a taxa de mortalidade de pacientes que optam pelo tratamento não ultrapassa 0,15%.
De acordo com o Conselho Federal de Medicina, o procedimento é indicado a obesos mórbidos e possibilita a perda de 30% a 40% do peso inicial em um período aproximado de 18 meses. Após esse tempo, o organismo se estabiliza, desde que o paciente continue seguindo o acompanhamento da equipe multiprofissional. “A cirurgia é recomendada para obesos mórbidos, ou seja, com o IMC acima de 40 kg/m² há pelo menos dois anos ou aqueles com IMC entre 35 e 40 kg/m² associado a outras comorbidades como, por exemplo, hipertensão arterial, diabetes, esteatose, doença do refluxo, pedra na vesícula, entre outros”, conclui Pierro.
Serviço – palestra gratuita sobre obesidade e cirurgia bariátrica
Local: Anfiteatro do Vera Cruz Casa de Saúde
Data: Segunda-feira, 1 de agosto
Hora: 19h
Endereço: Rua Duque de Caxias, 705 – Centro, Campinas
Inscrição: Gratuita pelo formulário on-line
* Informações assessoria de imprensa
Para saber mais sobre cursos e eventos na área da saúde, clique aqui