O cuidado centrado na pessoa, sob a ótica da Experiência do Paciente, foi o tema do último webinar promovido pelo Programa Segurança em Alta da Unimed Paraná, no dia 12 de julho. Os participantes acompanharam a palestra da médica Adriana Blanco Sperandio, que abordou a evolução desse cuidado ao longo das últimas décadas e a importância de pensar na experiência do paciente dentro dos ambientes de saúde.
A médica coordena o Serviço de Controle de Infecção do Hospital Santa Cruz, além de ser parceira de negócios e instrutora de treinamentos do Instituto Della Torres para Excelência. “A experiência do paciente inclui tudo o que os pacientes veem, tocam, sentem, ouvem e pensam sobre as interações que têm com os processos e pessoas da organização”, introduziu. Na prática, Adriana destacou o avanço percebido principalmente nos Estados Unidos, onde passou pela fase 1, em 1980, ligada mais à judicialização, até a fase 4, em 2000, com foco no pagamento baseado em valor e na excelência do serviço.
Conforme a médica, outro ponto de destaque é a mudança do perfil dos pacientes que, atualmente, têm acesso a muitas informações. “Os pacientes são influenciados e influenciadores, então escolhem os profissionais e instituições, comparando todos os benefícios e desvantagens. Além disso, há o foco maior no autocuidado, na transparência, e o fato de ser uma decisão compartilhada”, disse.
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Por qual motivo a experiência é tão importante?
Pensar nesse aspecto, de acordo com a médica, está ligado não só à prestação do melhor serviço possível aos pacientes, mas também aos números expressivos. “87% dos consumidores afirmam que as experiências passadas os ajudam a escolher o produto ou serviço a ser…