21 de julho de 2022 – Nº 1.872
IntegraUNIDAS – Camed e Docway compartilham seus resultados e experiências com telemedicina
O IntegraUNIDAS da última quarta-feira (20) trouxe os desafios e benefícios da telemedicina. A convite da UNIDAS, Emanuella Faheina, diretora de promoção e assistência à saúde e tecnologia da Camed e Carolina Pampolha, diretora médica de operações da Docway, contaram sobre o processo de implementação desta modalidade de atendimento na Camed.
“O Integra é um evento que a gente criou para o compartilhamento de boas práticas entre as operadoras e nós ficamos muito felizes quando as autogestões trazem seus cases e experiências, contam suas questões de êxito e as dificuldades. Isso instiga as outras a também testarem e fazerem. Acho que esse é o grande intuito da UNIDAS e o nosso grande objetivo”, destacou Leandro Araujo, gerente executivo da UNIDAS e moderador do evento.
Araujo lembrou que a Covid-19 foi um divisor de águas para a telemedicina. De acordo com ele, o Brasil culturalmente não tem o hábito de projetar cenários, havia uma projeção clara de avanço tecnológico em várias áreas e o mercado sabia da importância da telemedicina, mas existiam muitas barreiras que tiverem que ser quebradas rapidamente devido a pandemia.
Emanuella Faheina enfatizou que a telemedicina ainda é uma novidade para as autogestões e que para a Camed não foi diferente. “A gente vinha namorando o tema há um tempo, mas ainda era uma coisa muito distante e existiam muitas limitações e também muita resistência dos beneficiários”, citou. Quase 30% da carteira da Camed é composta por uma população mais velha e que tem mais dificuldades com esse tipo de tecnologia, mas com muita informação, comunicação assertiva e cuidado no atendimento, os beneficiários conseguiram se adaptar.
O processo de implementação do sistema em parceria com a Docway aconteceu em meio à pandemia e passo a passo foi se desenvolvendo….