1 de julho de 2022 – Nº 1.857
Encontro de Boas Práticas da UNIDAS-RJ traz a experiência da FioSaúde no Programa de Atenção ao Paciente Oncológico
Encontro 100% online contou com 70 participantes representantes de autogestões filiadas de todo o Brasil
Na última quinta-feira (30), a UNIDAS-RJ realizou mais um Encontro de Boas Práticas. A convite da entidade, a FioSaúde apresentou o Programa de Atenção ao Paciente Oncológico. José Waldir Leopércio Júnior, diretor técnico da UNIDAS-RJ e diretor médico na Saúde Petrobras, foi o moderador do webinar. Ele iniciou sua fala ressaltando a importância e a delicadeza do tema para o segmento. “A gente sabe que a oncologia é um grande desafio para todos nós do sistema de saúde; é uma doença que amedronta e gera muitas vezes uma desordem familiar e social, mas ela pode ser prevenida e o seu diagnóstico deve ser antecipada ao máximo”, comentou.
Arthur Monteiro Bastos, médico e diretor técnico na FioSaúde, trouxe dados importantes sobre o câncer. Segundo ele, a doença é a segunda principal causa de morte no mundo, e foi responsável por 9,6 milhões de mortes em 2018. Em nível global, uma a cada seis mortes está relacionada à doença, que tem índices mais elevados em países de baixa e média renda, em torno de 70%. Um terço desses óbitos se devem aos cinco principais riscos comportamentais e alimentares dos indivíduos, são eles: alto índice de massa corporal, baixo consumo de frutas e vegetais, falta de atividade física e uso de álcool e tabaco, sendo o último o principal fator de risco à doença, contabilizando 22% dos óbitos por conta do tabagismo.
Faz parte do desafio das operadoras de saúde oferecer o melhor tratamento para os pacientes oncológicos sem negligenciar os custos. Felizmente, esse é um cenário possível quando centramos no cuidado fazendo o trabalho de prevenção e diagnóstico precoce. “Os avanços que nós tivemos na medicina nos dão a possibilidade…