AMB enaltece entrega do novo IOU da Unicamp à população.


A Associação Médica Brasileira (AMB) enaltece a entrega à população do novo Instituto de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOU) da Unicamp. Planejado para atender até 200 mil consultas médicas e mais de 88 mil exames diagnósticos e 4300 cirurgias anualmente, o IOU será o principal centro médico das duas especialidades para a região metropolitana de Campinas.
Todas as verbas destinadas para a construção e entrega do novo IOU vieram através de repasse do Ministério Público do Trabalho (MPT) em acordo celebrado com a Raízen Combustíveis (Shell) e a Basf. Na época, a conciliação encerrou a ação civil pública que buscava reparação aos trabalhadores de uma fábrica de agrotóxicos no município de Paulínia, região metropolitana de Campinas e que foram afetados por substâncias tóxicas da antiga fábrica.
Para Antônio José Gonçalves, Secretário-Geral da AMB, a iniciativa de utilizar recursos de uma reparação judicial para o bem da comunidade é bem-vinda e é uma alternativa para novos aportes à saúde pública. “Esse caso demonstra como o poder público pode e deve ir atrás de alternativas de verbas para a saúde e que se revertam em benefício ao cidadão”, analisa o dirigente.
Ao todo o IOU recebeu através do MPT mais de R$ 51 milhões que foram direcionados para as obras das novas instalações em uma área de 11 mil metros quadrados que também abrigará setores de ensino e pesquisa.
Para a Associação Médica Brasileira a entrada em operação do IOU merece parabéns, pois garante à população de Campinas e região o importante acesso a um atendimento em saúde de primeiro mundo.



Leia Mais >