Com órgão de mitigação de riscos, Unimed Paraná avança nas boas práticas de governança


Subcomitê de Auditoria Interna e Gestão de Riscos foi criado em 2021 para atender a resolução da ANS e se tornou um importante recurso

Que os riscos fazem parte da vida, todo mundo sabe. E nos negócios isso não poderia ser diferente. Por isso, é importante sempre estar um passo à frente. Esse é o papel do Subcomitê de Auditoria Interna e Gestão de Riscos da Unimed do Estado do Paraná, que realiza análises, avaliações, priorização, tratamento e monitoramento de riscos que possam afetar a cooperativa.

Leia também: Assédio moral, como prevenir?

O órgão, concebido pela Controladoria, Gerência de Desenvolvimento e Estratégia e Diretoria Administrativa Financeira, assessora a alta direção da Unimed e está vinculado ao Comitê Gestor da Federação. Ele nasceu com o objetivo de mitigar os riscos previstos na então vigente Resolução Normativa nº 443, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), tornando-se um instrumento de melhoria contínua.

“Ao mesmo tempo em que a norma revela a preocupação do ente regulador com os riscos da atividade e a sustentabilidade do segmento de saúde suplementar, direciona as Operadoras ao aperfeiçoamento das suas práticas de gestão, contribuindo para o fortalecimento da responsabilidade corporativa e para o alcance da perenidade das operadoras. Isso resulta, ao fim e ao cabo, em benefícios à própria sociedade”, reforça o gestor de Compliance e Riscos da Unimed Paraná, Glauco Rodrigues.

Gestor de Compliance e Riscos da Unimed Paraná, Glauco Rodrigues

Ele acrescenta que o órgão contribui para a prevenção e a mitigação de riscos que possam impactar o alcance dos objetivos estratégicos da empresa. Dessa forma, o Subcomitê representa um grande avanço no modelo de governança institucional, reafirmando o engajamento da alta direção na consolidação de um ambiente organizacional mais seguro e sustentável.

Ferramenta regulatória

O analista Matheus Nunes,…



Leia Mais >