O tema vem sendo debatido pelos analistas de gestão! A cultura pode construir ou destruir qualquer planejamento estratégico, já que ela está inserida de forma estrutural no ambiente da empresa. Segundo Peter Drucker, “a cultura come a estratégia no café da manhã”.
O que é cultura organizacional e de que forma ela interfere nos rumos da empresa? Como implementar a inovação em uma empresa que tenha conceitos tão arraigados que impeçam esses processos?
A cultura organizacional é composta por uma série de práticas, símbolos, hábitos, comportamentos, princípios, crenças,etc. Constitui o “modus operandi” da empresa na consecução de suas atividades, seja na fabricacao de produtos ou prestação de serviços,como no caso da saúde.
De onde advém a cultura? Várias fontes: os princípios dos fundadores da empresa, o comportamento da alta direção, a relação da empresa com os colaboradores e com a sociedade, a percepção do papel social,reputação das lideranças.
A empresa existe e se desenvolve porque a cultura organizacional está adaptada às necessidades da operação. A questão é quando precisam ocorrer transformações.Na maior parte das vezes, elas não precisam ser significativas. Entretanto, algumas vezes elas devem ocorrer. Mudanças na disputa de mercado, quando se fazem necessárias adaptações da empresa requerem uma alteração da cultura organizacional.
Neste acirramento da concorrência no setor de operadoras de saúde p.ex, a inovação nas atividades da empresa é absolutamente necessária. A inovação permitirá que a empresa se posicione no mercado com novos diferenciais competitivos que tragam uma percepção de melhorias para os diversos públicos.
Inovar é produzir serviços, elaborar processos, desenvolver tecnologias de uma forma diferenciada com novas soluções que agreguem valor aos resultados da empresa. Segundo Shumpeter “é o motor do desenvolvimento econômico”. Hoje, a medida da inovação dentro de uma empresa parametriza a sua capacidade de fazer frente à rápida transformação do mercado e sustentabilidade diante das premissas da “nova economia”. Por isso, é importante que as “novas ideias” apareçam e circulem no ambiente empresarial.
A implementação da inovação na empresa ocorrerá se a cultura organizacional for permeável, se houver apoio e participação da alta gestão e se o clima organizacional permitir que as estas ideias floresçam e se desenvolvam. É fundamental que haja programas de desenvolvimento e estímulo à inovação, espaços para que todos os colaboradores, gestores e lideranças possam trazer seus “insights” ideias e percepções.
Não é tarefa fácil! Depende de muita discussão interna, alinhamento de diretrizes estratégicas,envolvimento de todos os níveis da empresa, mas não é impossível, desde que os objetivos a serem atingidos estejam bem clarificados para todos e haja uma política consistente de estimulo à Inovação.
*Omar Taha é Médico, especialista em Gestão em Saúde e Projetos de Inovação e Diretor de Inovação e Tecnologia da Unimed Federação do Paraná, além de colunista do Saúde Debate.
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