Propor ações e medidas para poupar milhares de vidas em acidentes de trânsito é um dos principais objetivos do movimento Maio Amarelo, que chega neste ano em sua 9ª edição, sob o tema “Juntos Salvamos Vidas”.
De acordo com o relatório Global Status Report on Road Safety, da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 1,35 milhão de pessoas morrem anualmente em acidentes de trânsito. No Brasil, as mortes decorrentes de acidentes de trânsito são a oitava principal causa e, em média, três pessoas morrem no trânsito a cada hora.
Algumas ações, como o controle de velocidade nas vias, a educação para o trânsito e a efetiva aplicação das leis são fundamentais para a redução das mortes no trânsito.
Controle de velocidade
O excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes de trânsito em todo o mundo. Estudos apontam que um pedestre ou ciclista tem 90% de chances de sobreviver se atingido por um carro a 30 km/h. Se o carro estiver a 50 km/h, a chance de sobrevivência é de apenas 15%.
É nesse sentido que, com o objetivo de diminuir a severidade dos acidentes de trânsito, diversas cidades pelo mundo têm adotado medidas para limitar as velocidades. Na Europa, Paris e Bruxelas, por exemplo, adotaram o limite de velocidade de 30 km/h em toda a cidade, com exceção de algumas vias.
Já no Brasil, São Paulo reduziu a velocidade de suas vias arteriais para 50 km/h ainda em 2016, assim como Curitiba, que adotou o mesmo limite de velocidade em 2021.
Formação de motoristas
Promover a educação para o trânsito é fundamental para a redução de mortes no trânsito. De acordo com o Observatório…