As marcas que integram o projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), cresceram 36,2% em comparação aos três primeiros meses de 2021, enquanto o crescimento geral do segmento no país foi de 16,3%. No setor de dispositivos médicos, o balanço dos três primeiros meses de 2022 mostra um aumento superior às empresas apoiadas pelo Brazilian Health Devices (BHD). Estas companhias exportaram juntas US$ 17,26 milhões em dispositivos médicos.
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“Estes resultados refletem o empenho do BHD em estimular a internacionalização das empresas parceiras, principalmente agora que as feiras internacionais voltaram a ocorrer e nossas indústrias puderam retomar o contato mais próximo com clientes ao redor do mundo”, ressalta Larissa Gomes, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO.
No período entre janeiro e março de 2022, as exportações nacionais de dispositivos médicos, de forma geral, atingiram US$ 183,9 milhões. Produtos de reabilitação (34%) e odontologia (28,18%) representaram os maiores percentuais no volume de itens exportados. O segmento médico-hospitalar cresceu 13,98% e o de laboratório 4,75%.
Maior comprador da indústria brasileira
Os Estados Unidos são os maiores consumidores da indústria nacional. Só nos primeiros 90 dias do ano, os EUA adquiriram US$ 53,4 milhões em produtos médicos, representando 29% do total exportado pelo país. Outros países do continente americano que também fazem parte deste grupo são Argentina, Chile, Colômbia e México.
*Informações Assessoria de Imprensa