Farma Ventures capta nova startup em seu portfólio

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(Foto: Ilustração/Pixabay)

No ano de 2020, o setor farmacêutico atingiu US$ 1,74 trilhões em vendas, conforme aponta a IQVIA, líder mundial no uso de informação, tecnologia, análises avançadas e expertise humana para ajudar seus clientes a impulsionar a área da saúde. Atualmente, o país corresponde a 2% do mercado mundial, posicionando-se como sétimo em faturamento no ranking das 20 principais economias. Até o ano que vem, estima-se que deve subir para a quinta posição, sendo o principal atuante no mercado latino-americano.

Vislumbrando isso, a Farma Ventures, primeira corporate venture builder do varejo farmacêutico no Brasil, ampliou seu portfólio e captou mais uma startup do setor, a Proffer. O objetivo é desenvolver o trabalho de empresas que atuam nesse segmento, permitindo a resolução dos principais problemas que impactam o dia a dia das redes de farmácias.

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Em dois anos de atuação, a Farma Ventures conta com oito startups em seu portfólio. Ao todo elas já receberam mais de R$ 2,1 milhões de investimento captados em rodadas de investimento, elevando o valuation da venture builder para a casa dos R$ 45 milhões.

A grande dificuldade das farmácias é aumentar a margem sem perder clientes para a concorrência. Para isso, o uso da tecnologia, como a inteligência artificial, é inquestionável. Esse apoioajuda a melhorar o posicionamento de preços de medicamentos no mercado e a determinar os melhores valores seguindo variáveis que impactam o negócio, como o preço da concorrência e os índices da inflação.

Diante disso, o posicionamento das farmácias é fundamental para diferenciar-se frente à concorrência. A Proffer, startup da carteira da Farma Ventures, atua nessa necessidade. A companhia oferece uma plataforma inteligente com algoritmos que sugerem os preços mais adequados para cada produto individualmente, seguindo variáveis de mercado e o histórico da base do negócio.

Para evitar a perda de receitas, a Proffer sugere a aplicação de testes de aumento, que permite gerar um equilíbrio entre os produtos ao reduzir o preço de determinados itens e manter ou até aumentar em outros: “Há itens que são mais elásticos, que respondem mais ao preço — se aumentar, todo mundo vai embora — e tem itens que são menos elásticos. Ao rebalancear o seu kit de vendas, você consegue aumentar alguns preços e manter outros constantes. Nesse meio tempo você consegue fazer todo o repasse de custo, manter a margem e, se possível, ganhar receita”, explica Vinícius Pantoja, CIO e cofounder da Proffer.

É preciso tomar cuidado para balancear a margem adequadamente. Não se trata apenas de tirar de um produto para colocar em outro, é preciso repassar todo o custo e ainda gerar lucro. Esse tipo de rebalanceamento, que entra no conceito de elasticidade, é a proposta para poder fazer a recombinação do kit. As farmácias conseguem aumentar o preço de produtos que são mais inelásticos.

Nesse processo de potencializar os resultados e garantir maior qualidade dos serviços de suas startups, a Farma Ventures atua buscando empresas promissoras que promovam impacto socioeconômico com seus produtos e serviços e que precisam de apoio para crescerem ainda mais.

corporate venture builder atua como cofounder da startup e assegura apoio intelectual, relacional e estratégico. Por meio da parceria, as soluções ampliam seu acesso ao mercado farmacêutico e a fundos de investimento, têm melhorias nos processos administrativos, de marketing e de vendas e ajudam na validação do produto.

“A Farma Ventures caminha lado a lado com as startups, viabilizando os processos necessários a elas. Com a Proffer não é diferente. Com ela e por ela, estamos trabalhando em prol de soluções que potencializam e inovam a gestão do varejo farmacêutico, bem como tenham enorme potencial de crescimento”, explica Giovanni Oliveira, COO da Farma Ventures.

*Informações Assessoria de Imprensa