Covid-19: alerta sobre possível reação da vacina da Pfizer

    A agência regulatória do Reino Unido emitiu um alerta, nesta quarta-feira (9 de dezembro), sobre possível reação à vacina da Pfizer, contra a Covid-19, em pessoas “histórico de reação alérgica significativa” a vacinas, remédios ou alimentos. Essas pessoas não devem tomar esse imunizante.

    A agência fez o alerta após dois casos de reação alérgica à vacina, mas as pessoas passam bem. São dois profissionais de saúde. A agência definiu reações alérgicas significativas como aquelas semelhantes à anafilaxia – um tipo de reação alérgica grave e potencialmente fatal – e estendeu a recomendação a pessoas que precisam carregar adrenalina autoinjetável.

    A instituição também determinou que a vacinação deve ser feita apenas em locais onde houver possibilidade de atender esses casos.

    A vacinação com a vacina da Pfizer, contra Covid-19, teve início no dia 8 de dezembro no Reino Unido.

    Pfizer no Brasil

    O Ministério da Saúde informou, também nesta quarta-feira (9), que também pode haver vacinação contra a Covid-19 no país ainda no mês de dezembro ou em janeiro de 2021, se a Pfizer conseguir uma autorização emergencial junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para isso, a empresa precisaria “adiantar” doses do imunizante. Caso isso aconteça, a vacinação será restrita para uma pequena quantidade de pessoas.

    O governo brasileiro já anunciou um termo de intenção para a compra de 70 milhões de doses de vacina da Pfizer. Além disso, também há um acordo para a aquisição de 100 milhões de doses da vacina de Oxford, desenvolvida em parceria com o laboratório AstraZeneca.

    * Com informações do portal G1

    Leia também – Pfizer inicia pedido de registro para vacina contra Covid-19 na Anvisa

    Leia também – Pfizer: vacina contra Covid-19 deve estar disponível no Brasil no primeiro trimestre de 2021

    Leia também – São Paulo anuncia plano de vacinação com a CoronaVac

    Leia também – Mercado privado não tem previsão de recebimento de vacinas contra Covid-19