Você já teve a sensação de ser invisível ao falar algo importante e não ser ouvido(a)?
A comunicação concorre com inúmeros fatores que desviam a atenção e, se sentir invisível está ficando cada vez mais comum para muitos profissionais.
Se esse é o seu caso, vale a pena observar se alguma das características abaixo pode ser a razão para a sua fala ficar em segundo plano:
– começar a falar em um momento que o interlocutor está realizando outra atividade;
– ter dificuldade de se posicionar;
– usar a voz com pouca energia e volume baixo;
– falar com a boca quase fechada, impedindo a pronúncia clara das palavras;
– considerar que o seu ponto de vista não é tão importante;
– não saber enfatizar as partes importantes da sua ideia;
– faltar objetividade;
– não conseguir argumentar com segurança.
Algumas dessas características são pontos cegos e por isso, acabam passando despercebidos para muita gente. É comum considerar culpado quem não ouve com atenção. De fato, pode até ser, mas nem sempre. Geralmente a culpa está nos dois lados: quem fala e quem ouve.
Por isso, devemos procurar falar bem sempre e ouvir com interesse. Rever a forma de se comunicar é essencial em tempos de tantas mudanças. Se falar com a máscara dificulta a compreensão, adaptar-se à fala em frente as telas do computador e celulares também requer o desenvolvimento de novas habilidades.
Como se comportar em reuniões online e qual o momento certo para falar?
Uma grande vantagem das atividades presenciais é estar em contato com o grupo, interagir, olhar nos olhos, e falar com naturalidade. Nas atividades online, muita gente não sabe ainda como agir e corre o risco de ficar para trás.
Um hábito que se tornou comum nas empresas é a participação em eventos online com a câmera desabilitada. Ainda que em algumas situações específicas seja justificado, sob o ponto de vista da comunicação, é um hábito muito prejudicial. Aliás, essa sim é uma maneira de se tornar invisível rapidamente.
Há um velho ditado que diz: “quem não é visto não é lembrado”. Permanecer com a câmera ativada é uma forma de estar presente, demonstrar interesse e de interagir. A presença é importante. É mais fácil sinalizar a intenção de falar quando você está sendo visto(a). E ao falar, olhar para a câmera para que as pessoas do outro lado tenham a impressão de estarem fazendo contato visual com você.
O cuidado com alguns detalhes ajuda a criar um ambiente de maior proximidade tanto no ambiente online como no presencial.
O momento que vivemos trouxe muitas novidades e mudanças na comunicação, que exigem constante reposicionamento de todos nós.
Manter-se atento(a), observar e assumir a atitude correta nas diferentes situações vivenciadas ao longo do dia é uma maneira saudável de poder falar com a segurança de ser ouvido(a) com atenção.
Confira outras colunas de Cida Stier clicando aqui.
Conheça também os demais colunistas do portal Saúde Debate. Acesse aqui.