A crise sanitária acarretada pela Covid-19 trouxe mudanças de hábitos em vários aspectos. A questão da higiene foi a mais forte, e espera-se que isso perdure mesmo com o fim da pandemia.
O banheiro, um local íntimo e funcional, foi responsável por alavancar o setor de produtos de limpeza, conforme aponta um levantamento realizado pelo Euromonitor. O setor de limpadores de banheiro cresceu quase 24% entre 2015 e 2020, movimentando mais de R$ 363 milhões no ano passado, bem como os produtos de ‘toitet care’ expandiram 25,1%, chegando à casa dos R$ 649 milhões. O cenário futuro é otimista nesse setor. Até 2025 estima-se que tanto o segmento de limpadores sanitários quanto o de ‘toitet care’ cresçam 12,5% e 18,5% respectivamente.
A limpeza dos banheiros carece de cuidados de limpeza diária, visto que é um local propício para a proliferação de germes e bactérias, e mesmo sendo dentro das nossas casas não significa que os cuidados possam ficar de lado.
Bons hábitos de higiene são fundamentais para a prevenção de doenças. Lavar as mãos, lavar os alimentos antes de consumi-los, ficar atento à limpeza do ambiente, seja doméstico ou do trabalho, não circular de sapatos dentro de casa, além dos cuidados íntimos são formas simples e efetivas de evitar possíveis contaminações.
Diante disso, otimize ao máximo produtos especializados para limpeza, como desinfetantes, álcool, esponjas especiais, além de produtos específicos como desodorizadores sanitários, que além de eliminar vírus e bactérias, também auxiliam a eliminar o mau odor do banheiro.
*Guto Cunha é Gerente de Marketing da FreeBrands, empresa criada em 2020 para administrar as marcas FreeCô (primeiro bloqueador de odores sanitários do país), Free Wipes (lenços umedecidos antissépticos) e Free Bite (para alívio da coceira e desconforto causado por picadas de insetos)
Leia outros artigos publicados no Saúde Debate
Conheça também os colunistas do Saúde Debate