Vacinação contra o sarampo vai até o dia 31 de agosto

    A campanha de vacinação contra o sarampo vai até o dia 31 de agosto. A imunização é a mais importante defesa contra a transmissão de doenças infecciosas, como o sarampo.

    Este ano, no Paraná, a vacinação tem prioridade para ampliar a cobertura em jovens adultos, pessoas entre 20 e 49 anos. Isso se deve ao fato deste público ter sido o maior infectado pelo sarampo no estado no surto que teve início em agosto de 2019. O Paraná não registrava casos há duas décadas.

    Houve uma queda significativa no registro de casos nos últimos meses, mas segue a recomendação de vacinação.

    “Ficamos mais de 20 anos sem registro de sarampo no Paraná. Como as pessoas não estavam mais habituadas com a preocupação em relação ao sarampo, muita gente deixou se vacinar e cumprir o cronograma de doses de imunização. Isso deixou a população mais vulnerável ao vírus”, explicou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

    A vacina é indicada para qualquer pessoa que não tenha certeza, ou não tenha documentação se tomou as doses da vacina contra o sarampo. Elas devem se deslocar uma unidade de saúde próxima da sua residência – ou seguir as recomendações municipais sobre os locais de oferta da vacina – para colocar ‘em dia’ a vacinação. “Entre o calendário vacinal estão doses da tríplice viral, que protege além do sarampo também caxumba e rubéola, hepatites, poliomielite, entre outras”, disse o secretário.

    A vacinação é gratuita e as doses estão disponíveis em unidades de saúde gerenciadas pelos municípios. Para saber onde há vacina disponível, a pessoa deve verificar com a prefeitura da cidade em que reside e seguir direto ao local mais próximo, evitando aglomerações e deslocamentos desnecessários.

    Dados do sarampo no Paraná

    O Informe Epidemiológico do Sarampo reúne informações entre agosto de 2019 e o dia 19 de agosto de 2020. No total, o Paraná registra 1.870 casos confirmados da doença. São 18 casos a mais que no informe anterior, porém são casos antigos, de meses anteriores, que estavam em análise no Laboratório Central do Estado.

    Leia também – Sarampo: tire suas dúvidas e entenda os efeitos da vacina

    Leia também – O síndico pode cobrar o uso da máscara no condomínio?

    Leia também – Dúvidas sobre o coronavírus e Covid-19? Perguntas e respostas sobre higiene pessoal, animais de estimação e máscaras