Vacinação contra o sarampo deve continuar, mesmo sem registro de novos casos no Paraná

A Secretaria de Saúde do Paraná divulgou um novo informe epidemiológico do sarampo no dia 07 de maio, informando que não foram detectados novos casos em relação à ultima semana. O documento traz 30 registros a mais na comparação com o documento anterior, mas não são casos novos, de acordo com o órgão, e sim amostras coletadas em períodos anteriores e que estavam em processamento no Laboratório Central do Paraná.

Até o momento, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) contabiliza 3.415 casos notificados de sarampo desde o início do surto no Paraná, em agosto de 2019. No informe constam ainda 1.081 confirmados, 1.750 em investigação e 584 descartados.

Além da ausência de casos novos na última semana, também não houve novas notificações para investigação no Paraná. No entanto, mesmo com a redução da transmissão, a Sesa recomenda a vacinação. “Precisamos de muitos vacinados, preferencialmente de todos os jovens que foram o público mais contaminado. A vacinação está ocorrendo de forma organizada para que possamos eliminar o sarampo novamente no nosso estado”, reforça o secretário da Saúde, Beto Preto.

 

Vacina

A campanha nacional de vacinação, que começou em fevereiro e segue até 30 de julho, tem como foco a imunização do público de 20 a 49 anos. A vacinação para esta faixa é indiscriminada e, para evitar aglomerações nos postos de saúde, a Sesa recomenda e apoia as secretarias municipais de Saúde na realização de atividades de imunização em locais mais amplos, como empresas e escolas.

Durante o mês de maio, a Sesa vai apoiar uma série de iniciativas para aumentar a vacinação, como a oferta de doses para motoristas e caminhoneiros no interior do Paraná.

Leia também – Sarampo: tire suas dúvidas e entenda os efeitos da vacina

Leia também – Números do novo coronavírus no Brasil e no Paraná