Terceira dose da vacina contra Covid-19: Paraná confirma aplicação a partir de 15 de setembro

A terceira dose da vacina contra a Covid-19 será aplicada no Paraná a partir de 15 de setembro. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (9 de setembro) pela Secretaria de Estado da Saúde. Os imunizantes para esta nova etapa, que abrange idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos, serão enviados ao Paraná pelo Ministério da Saúde a partir da segunda quinzena do mês. Além disso, o Paraná também dará início à imunização de adolescentes, de 12 a 17 anos. “Já atingimos mais de 90% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose e estamos prontos para avançar”, disse o secretário Beto Preto.

A estimativa de quantas pessoas estão elencadas nestes grupos está sendo discutida entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde e deve ser formalizada nos próximos dias.

Leia também – Por que será aplicada a terceira dose da vacina contra Covid-19?

Leia também – Terceira dose da vacina contra Covid-19: início da aplicação para estudo em SP

A inclusão de adolescentes de 12 a 17 anos no Plano Nacional de Imunizações (PNI) foi formalizada pelo Ministério da Saúde por meio da nota técnica nº 36/2021. A orientação do governo federal determina que seja utilizado exclusivamente o imunizante da Pfizer: deficiências permanentes, comorbidades, gestantes e puérperas, privados de liberdade e, por fim, adolescentes sem comorbidades.

Sobre a terceira dose da vacina contra Covid-19, o Ministério da Saúde vai enviar doses adicionais para reforço do esquema vacinal em idosos acima de 70 anos (que tenham recebido a segunda dose ou dose única há pelo menos seis meses) e imunossuprimidos – pessoas com sistema imunológico mais enfraquecido e vulnerável a infecções – (após 28 dias da segunda dose ou dose única). A administração da dose reforço foi orientada pelo Ministério da Saúde na nota técnica nº 27/2021, no qual é destacada a necessidade de reconsiderar as estratégias de vacinação em determinados grupos de maior vulnerabilidade, visto que está sendo observado um incremento de morbimortalidade nas últimas semanas nestes públicos.

A publicação também considera que idosos e indivíduos com alto grau de imunossupressão apresentaram menor proteção pelo esquema padrão da vacinação aos mais diversos tipos de imunizantes e que existe a necessidade de urgência da adequação do esquema vacinal nestes grupos devido ao risco elevado de complicações e óbitos pela Covid-19.

A vacina a ser utilizada como dose adicional deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca).

Leia também – Quais são as lições da pandemia de Covid-19?

Leia também – Qual é a importância da segunda dose da vacina contra Covid-19?