Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia dá dicas para as atividades físicas na quarentena

As atividades físicas na quarentena merecem uma atenção especial. O isolamento social modificou o comportamento de muitas pessoas, que começaram a mudar seus hábitos em virtude de uma saúde melhor. É necessário mexer o corpo, mas com as dicas e cuidados necessários para evitar lesões e também acidentes. Contar com a orientação de um profissional, mesmo de forma on-line, pode ajudar bastante. Mas também há oferta crescente de conteúdo de opções de atividades físicas na quarentena na internet, em especial nas redes sociais e por meio de aplicativos.

Segundo um estudo realizado pela Decode e a SimilarWeb, o volume de downloads em apps de aplicativos de treino cresceu em 291% entre fevereiro e março, o que comprova essa alteração entre a população e o cuidado com sua saúde. 

Leia também – Exercício físico em casa: cuidar de si se tornou ainda mais importante

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), dentro da campanha “Dr. SBOT”, que visa fornecer vídeos didáticos ao público geral sobre cuidados com a saúde, apresenta dicas e cuidados para as atividades físicas na quarentena, para as pessoas manterem-se ativas, mesmo no momento de isolamento social devido à pandemia de Covid-19.

O vídeo traz, por exemplo, dicas sobre como se portar durante o home-office, levantando-se várias vezes para pegar uma água ou olhar pela janela. Para cumprir as atividades físicas na quarentena e não deixar o corpo parado, vale também:

  • subir e descer escadas;
  • sentar e levantar da cadeira várias vezes;
  • alongar-se bem;
  • dançar;
  • se já está acostumado com atividade física, é possível usar objetos da própria casa, adatando-os como pesos, para uma melhor performance. Há uma crescente na utilização de objetos seguros, de uso caseiro e geral facilmente encontrados nos lares, como forma de manter-se ativo.



<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/6MkVcMd6DTA” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>

É preciso lembrar de respeitar os limites do corpo. A SBOT lembra ainda que essas atividades são essenciais para manutenção do bem-estar corporal e psicológico de todos.

Leia também – O distanciamento social e as novas maneiras de olhar e cuidar da saúde física e mental

Leia também – Como fortalecer a saúde em tempos de pandemia? Imunidade alta e check-up em dia

Leia também – Como melhorar a imunidade em tempos de coronavírus