Seu relógio Fitbit pode ajudar profissionais de saúde na prevenção de surtos de gripe em tempo real

    Esse relógio Fitbit que você está usando pode fazer muito mais do que gravar suas idas à loja. Também pode ajudar profissionais de saúde a impedir que a gripe se espalhe.

    Pesquisadores que trabalham no Scripps Research Translational Institute revisaram dados não identificados de usuários que usam Fitbits (a política de privacidade da empresa permite o uso potencial de dados não identificados de usuários para pesquisas) e descobriram que eram capazes de prever gripe em tempo real e nível estadual.

    Essa é a primeira vez que rastreadores de dados de frequência cardíaca e sono foram usados para prever gripes ou outras doenças infecciosas em tempo real, de acordo com os autores do estudo.

    Como foi o trabalho

    De março de 2016 a março de 2018, os pesquisadores analisaram dados de 200 mil usuários em Nova Iorque, Califórnia, Texas, Illinois e Pensilvânia. Desses usuários, 47.248 deles usavam consistentemente um dispositivo Fitbit durante o período do estudo. Os usuários tinham em média 43 anos e 60% eram mulheres.

    Sabendo que uma pessoa gripada tende a ter sua frequência cardíaca aumentada e seus padrões de sono alterados, os autores do estudo calcularam a frequência cardíaca média em repouso e a duração do sono dos usuários. Em seguida, procuraram desvios para identificar quando as medidas estavam fora do intervalo normal de um usuário.

    Se a frequência cardíaca média semanal em repouso de um usuário estava acima da sua média e a sua média semanal de sono não estava abaixo da média, eles eram identificados como anormais.

    Depois de organizar os usuários pelo estado em que residiam, os pesquisadores calcularam a quantidade de usuários acima do limite e foram comparados estimativas semanais de taxas de doenças semelhantes à gripe, conforme relatórios do Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

    Os pesquisadores foram capazes de ver melhorias na vigilância em tempo real e nas previsões de casos de influenza em nível estadual.

    O estudo foi financiado pelo National Institutes of Health.

    “Agir mais rapidamente aos surtos de gripe pode impedir a propagação e a infecção. Estávamos curiosos para ver se os dados dos sensores melhorariam a vigilância em tempo real e nível estadual”, disse a autora do estudo Jennifer Radin, epidemiologista do Scripps Research Translational Institute.

    “Demonstramos o potencial das métricas dos dispositivos portáteis para melhorar a vigilância da gripe e, consequentemente, melhorar as respostas à saúde pública. No futuro, à medida que esses dispositivos melhorarem e acesso a dados em tempo real, 24 horas, 7 dias por semana, será possível identificar índices de influenza diariamente, em vez de semanalmente”, segundo ela.

    Como os relatórios de vigilância normalmente podem levar de uma a três semanas para serem feitos, limita-se a capacidade de aprovar medidas de resposta rapidamente. No entanto, os pesquisadores acreditam que poderão no futuro fazer previsões no nível regional ou municipal com mais dados.

    “Pesquisadores estão usando wearables para criar novas maneiras de entender, prevenir, tratar doenças e identificar melhores abordagens para manter as pessoas saudáveis e proporcionar resultados de saúde mais significativos”, disse Fitbit em comunicado à CNN.

    “Nosso vínculo de pesquisa com o Instituto Scripps, anunciado no início de 2019, é um exemplo disso. Estamos entusiasmados com o potencial dos wearables e como podem ajudar a melhor prever a gripe e ter um impacto positivo naqueles que estão gripados e no sistema de saúde”, afirmou a empresa.

    Vinte por cento das crianças menores de cinco anos e aproximadamente 7% dos adultos contraem a gripe a cada ano, causando 650 mil mortes em todo o mundo anualmente, de acordo com o estudo.

    Fonte:

    Your Fitbit could help health officials predict flu outbreaks in real-time. Disponível no link: https://edition.cnn.com/2020/01/16/health/flu-prediction-fitbit-wellness-trnd/index.html