Secretaria do Paraná promoverá treinamento para profissionais que atuam em UTIs da Covid-19

A Secretaria da Saúde do Paraná, em parceira com a Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná (Sotipa), promoverá treinamento para médicos, enfermeiros e equipes multiprofissionais que atuam nas UTIs destinadas exclusivamente ao tratamento da Covid-19.

Na programação estão temas que fazem parte do dia a dia de uma Unidade de Terapia Intensiva que trata da infecção, como manejo de via aérea com sedação rápida, manejo de hemodinâmica, ventilação mecânica, droga vasoativa e sua indicação precoce, além do uso correto e descarte de equipamentos de proteção individual.

“É muito importante neste momento a soma de esforços, principalmente, fazendo com que a informação circule de forma correta entre os profissionais e para que o usuário se sinta seguro ao precisar de um atendimento especializado em UTI; como sabemos trata-se de uma doença nova para todos, inclusive para os trabalhadores da área da saúde”, afirmou Beto Preto.

Leia também – Médicos paranaenses podem emitir receitas e atestados pelo Portal de Serviços do CRM-PR

Leia também – Coronavírus: Conselho Federal de Medicina divulga orientações sobre EPI e cuidados durante a assistência

No dia 30 de abril, o evento será direcionado para profissionais que atuam em hospitais do Litoral. “Vamos utilizar a técnica de simulação de casos aproximando os profissionais de situações que possam acometer um paciente internado em estado grave por infecção do coronavírus, vamos reproduzir um leito de UTI, com respiradores, equipamentos e bonecos para simulação”, informou o médico intensivista Rafael Deucher, presidente da Sotipa.

Ampliação

O treinamento será reproduzido para todas as unidades hospitalares do estado que tenham leitos de UTI destinados especialmente para o atendimento de casos da Covid-19. “Replicaremos para todas as regiões, na forma presencial e também por meio de vídeo, considerando que a atualização e a informação fazem toda a diferença neste momento de pandemia”, disse a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

A atividade conta com apoio da Associação Médica do Paraná, Conselho Regional de Medicina, Conselho Regional de Enfermagem do Paraná e Associação Brasileira de Enfermagem – seção Paraná.

Leia também – Números do novo coronavírus no Brasil e no Paraná