Secretaria de Saúde orienta: pacientes com doenças crônicas devem manter acompanhamento durante a pandemia

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (PR) reforça a necessidade para que os pacientes com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, entre outras, mantenham o acompanhamento de saúde, mesmo em tempos de pandemia e isolamento social. Em Curitiba, 74 unidades básicas de saúde funcionam para o atendimento desses pacientes.

“Não podemos cuidar da Covid-19 e descuidar das demais doenças. Doenças do coração, por exemplo, são uma das principais causas de morte no mundo e para evitar as fatalidades precisamos trabalhar na prevenção e no acompanhamento dos quadros de saúde desses pacientes”, explica a secretária municipal da saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

Além do acompanhamento a doentes crônicos, deve ser mantido normalmente o pré-natal das gestantes, nas 74 unidades de saúde de referência.

A secretária reforça que, com a pandemia, Curitiba reorganizou o sistema de saúde para atender os pacientes com sintomas respiratórios, com suspeita de covid-19, num fluxo separado, e evitar o risco de contaminação dos demais pacientes. Quando o paciente chega a uma das 74 unidades básicas em funcionamento na cidade, ele é direcionado, já na entrada, para um dos dois fluxos, separadamente. 

Márcia orienta que, embora a indicação para que as gestantes e os doentes crônicos não deixem de fazer o acompanhamento nas unidades de saúde, este não é o momento para demais pacientes saudáveis marcarem consultas eletivas (agendadas e sem urgência) e check-ups. “Os check-ups podem aguardar passar esse momento crítico da pandemia”, orienta a secretária da Saúde.  

Leia também – Complicações crônicas causadas pelo diabete podem matar

Leia também – O perigo para a oncologia em tempos de Covid-19

Medicamentos 

Considerando a reorganização do sistema de saúde para o momento de pandemia, as receitas de medicamentos de uso contínuo foram renovadas automaticamente por mais 90 dias. Para usuários a partir de 70 anos ou com qualquer condição crônica, a entrega dos medicamentos pode ser feita a algum familiar na unidade de saúde de referência. Em caso de necessidade, pode haver também entrega domiciliar. Materiais para curativo e bolsas de colostomia seguem a mesma lógica.

Vacinas 

Além do acompanhamento dos doentes crônicos e gestantes, a secretaria também reforça que outras 11 unidades de saúde de Curitiba estão abertas exclusivamente para a realização de vacinas do Calendário Nacional de Imunização.

“Dezenas de doenças podem ser evitadas com simples vacinas. Essas unidades estão abertas exclusivamente para isso, o que minimiza riscos de contaminação. Precisamos que a população não deixe de se proteger e imunizar”, diz Márcia. 

Além das vacinas do Calendário Nacional de Imunização, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba divulga periodicamente informações sobre a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Neste momento, a vacina contra a influenza está sendo realizada nas 11 unidades de vacinação para crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, gestantes e puérperas (mães que tiveram bebês até 45 dias). 

Além disso, há dez pontos externos (veja abaixo) para a vacinação disponíveis para os demais públicos: pessoas acima de 55 anos, profissionais de saúde, doentes crônicos, transplantados, imunossuprimidos, motoristas e cobradores, caminhoneiros, professores e pessoas com deficiência.  

Leia também – Números do novo coronavírus no Brasil e no Paraná