Saúde sem Fake News: copo de vinagre não ajuda a prevenir a dengue

A dengue está sendo uma das principais preocupações da saúde pública neste início de 2020 em várias regiões do Brasil. No Paraná, por exemplo, são quase 27 mil casos confirmados da doença e 23 mortes desde o início deste período epidemiológico, em julho do ano passado, até o dia 18 de fevereiro de 2020. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde.

Por isto, as autoridades em saúde estão enfatizando a importância da prevenção e da eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. No entanto, estão circulando mensagens nas redes sociais indicando que é possível se prevenir contra a dengue “com um copo de vinagre”.

O projeto Saúde Sem Fake News, do Ministério da Saúde, esclarece que esta informação é FALSA. A principal ação contra o mosquito e, consequentemente, contra a dengue, é evitar a água parada em qualquer lugar onde ela possa se acumular, em qualquer época do ano. Também é recomendada a limpeza de terrenos e outros locais, como piscinas e caixas d’água.

É possível tirar as dúvidas acessando uma página preparada pelo Ministério da Saúde com as orientações para a prevenção contra a dengue. Clique aqui para saber mais.

O portal Saúde Debate está reproduzindo o conteúdo elaborado pelo projeto, que tem o objetivo de esclarecer as mensagens que circulam pelas redes sociais e que, muitas vezes, são fake news. Qualquer pessoa poderá encaminhar gratuitamente a mensagem que recebeu para o projeto Saúde Sem Fake News. Basta enviá-la ao WhatsApp do Ministério da Saúde: (61) 99289-4640.