Programa para reabilitação de pacientes com sequelas da Covid-19

    Os pacientes recuperados da Covid-19, muitas vezes, não retornam à vida normal após a alta hospitalar ou após vencerem a fase aguda da doença. Surgem as chamadas sequelas da Covid-19, que já estão sendo pesquisadas por diferentes profissionais em todo o mundo.

    O Saúde Debate produziu uma reportagem sobre o assunto, que você pode consultar no link abaixo:

    Sequelas da Covid-19: a vida não voltou ao normal após a alta hospitalar

    Uma pesquisa publicada no Journal of the American Medical Association (JAMA) mostrou que, mesmo meses após estarem curados da Covid-19, 87% disseram ter um ou mais sintomas da doença, como cansaço e problemas respiratórios. Entre as 143 pessoas que participaram do estudo, apenas 12,6% haviam sido internadas em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Além de atingir o pulmão, considerado “marco zero” para o vírus, outros órgãos também podem ser afetados, como coração, rins, intestino, sistema vascular e até mesmo o cérebro.  

    É necessário também atuar no dia a dia com os recuperados, que precisam lidar com as sequelas da Covid-19. Vários estabelecimentos de saúde no país têm atuado para dar essa assistência no pós-alta, ofertando serviços específicos para este público.

    Entre os exemplos está o da Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O Centro de Reabilitaçãoe o Parque Esportivo da PUCRS prepararam o Programa de Reabilitação Pós-Covid-19, que oferece atendimento particular. A equipe multidisciplinar é composta por médicos fisiatras, fisioterapeutas, nutricionistas e educares físicos.     

     

    O principal objetivo do Programa é readquirir a independência funcional e qualidade de vida a quem se recuperou do coronavírus, através de atendimento multidisciplinar, com um olhar individualizado e acompanhamento progressivo”, explica Pedro Henrique Deon, coordenador do Centro de Reabilitação e professor do curso de Fisioterapia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS. 

     

    Para participar é necessário respeitar o período de segurança de 14 dias após realizar o teste para Covid-19, em caso de resultado negativo, ou 30 dias, quando o resultado é positivo. Quem tiver interesse no serviço pode entrar em contato pelo telefone do Centro de Reabilitação (51) 3320-3596 ou pelo WhatsApp (51) 83480180, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

    Na reportagem do Saúde Debate, a fisioterapeuta e doutora em Tecnologia em Saúde Rafaella Stradiotto Bernardelli, pesquisadora e coordenadora de metodologia científica do Centro de Estudos e de Pesquisas em Terapia Intensiva (CEPETI), de Curitiba (PR), lembra que muitos destes pacientes vão “cair” na atenção primária à saúde após a recuperação. Por isso, as informações sobre as sequelas da Covid-19 são essenciais para munir o sistema e os profissionais de saúde que vão atender essas pessoas.

    Leia também – A importância da fisioterapia na recuperação da Covid-19

    Leia também – Fisioterapia e Covid-19: estudo sobre como ventilação mecânica pode auxiliar no tratamento

    Leia também – A delicada recuperação de pacientes vítimas de Covid-19: a importância da fonoaudiologia

    Leia também – Covid-19: perda de olfato e paladar pode permanecer após recuperação, diz neurologista