Planejamento financeiro, você já fez o seu?

Por Juliana Olivieri Refundini, profissional com Certificação CFP®

O que você imagina que estará fazendo daqui a 10 anos em sua vida? E daqui a 20 anos, como você estará? Onde estará morando? Quais seus ideais de vida? O que você deseja conquistar? Saber o que almeja e como gostaria de viver é o princípio de tudo.

Pois bem, se você já sabe o seu destino, precisa saber como chegará até lá! O fator decisório para alcançar o que deseja é como fará o seu Planejamento Financeiro.

Vamos refletir: quando você entra em um carro, você sabe exatamente onde quer chegar e que, para isso, precisará de combustível, certo? Além disso, sabe a quantidade de combustível que precisará para chegar ao seu destino e o caminho que irá percorrer. Então, por que não pensarmos da mesma forma sobre a nossa vida financeira?

Precisamos saber o que queremos conquistar e como faremos para alcançar o que almejamos. Saber o que devemos fazer para realizar o sonho da casa própria, a aquisição de um carro novo, como viver de renda ou como realizar a viagem dos sonhos, é essencial para que se torne realidade. Você já sabe quanto deve investir em cada projeto que almeja realizar?

Planejar significa calcular em números cada sonho! É estabelecer metas e planos para alcançar o seu objetivo. Você deve analisar quais as melhores formas de chegar lá, mesmo que para isso tenha que recorrer à meios alternativos. Como por exemplo, se o seu sonho for uma necessidade real e imediata e você não dispõe de recursos para concretizá-lo, financiá-lo também passa a ser parte desse planejamento.

Então, aqui vão algumas dicas para você começar o seu planejamento financeiro:

Acompanhe diariamente suas despesas e suas receitas: saber onde você gasta seu dinheiro é tão importante quanto saber quanto você ganha. Pode parecer bobagem, mas criar o hábito de anotar suas despesas pode fazer você refletir sobre para onde está indo o seu dinheiro;

Evite comprar por impulso: isso pode te livrar de comprar algo que você achou bom naquele momento, mas que não vai usar, afinal, quem nunca passou por isso?

Tenha metas bem definidas: as metas são muito importantes para te manter no foco, pois você as transforma em números e durante o caminho, consegue verificar se tudo está indo conforme o planejado;

Mantenha-se informado sobre as opções de investimentos: o quanto antes você se informar, mais rápido poderá colocar em prática o seu planejamento. O conhecimento te ajudará a tomar as melhores decisões.

Seguem ferramentas para dar inicio ao seu Planejamento Financeiro agora mesmo:

• Planilha de orçamento pessoal

• APP para controle de gastos: Minhas Economias (Android | iOS)

Juliana Olivieri Refundini, Gerente Uniprime. Profissional com Certificação CFP®

<

p class=”ql-align-justify”>

Gostaria de saber sobre algum assunto da área financeira? Envie sua sugestão através do e-mail: faleconosco@uniprimebr.com.br

Conheça todos os parceiros do Saúde Debate.

Saiba mais sobre colunistas do Saúde Debate aqui.