Paraná tem 1.723 leitos exclusivos para pacientes de Covid-19

O Governo do Paraná mantém 1.723 leitos hospitalares em funcionamento, entre UTIs e enfermarias, para o atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19. São 549 leitos de UTI adulto, 37 UTIs pediátricas e 1.137 de enfermaria, dos quais 67 pediátricos. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (11 de maio).

A estrutura atende todas as macrorregiões do estado e foi implantada ou aprimorada na rede hospitalar estadual já existente, além de contar com leitos contratados em hospitais particulares e filantrópicos, segundo informações do próprio governo.

A Secretaria de Estado da Saúde também trabalha com a perspectiva de aumentar a disponibilidade para pacientes com o novo coronavírus, dependendo do avanço da pandemia no Paraná. Além daqueles já em funcionamento, também se somam mais 2.115 leitos contratados, 631 de UTI e 1.484 de enfermaria, que serão ativados, caso necessário.

De acordo com o último boletim epidemiológico da Saúde, divulgado no domingo (10), a taxa de ocupação dos leitos de UTI da Covid-19 é de 35% no Estado, com 191 pacientes internados. Na enfermaria, o índice é de 19%, com 207 pessoas internadas.

Leia também – Decisões judiciais que destinam leitos para SUS preocupam hospitais privados

Leia também – Coronavírus: medidas que são adotadas pelos hospitais no atendimento e no combate à Covid-19

Estratégia

A estratégia do governo é usar a estrutura hospitalar já existente no Paraná, sem que haja a necessidade de construir hospitais de campanha, como acontece em outros estados. Em março, ele anunciou a criação de 1.048 novos leitos – 317 de UTI – para o suporte médico-hospitalar dos pacientes com Covid-19, número que já foi superado. A conclusão das obras dos hospitais regionais de Telêmaco Borba (Campos Gerais), Guarapuava (Centro) e Ivaiporã (Vale do Ivaí) foram aceleradas por conta da pandemia.

Distribuição

Um levantamento divulgado no dia 07 de maio pelo IBGE mostra a preparação dos estados para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Segundo este levantamento, o Paraná está entre os cinco estados brasileiros com a melhor distribuição de leitos de UTI, com 18 leitos para cada 100 mil habitantes. O estado também divide com o Mato Grosso do Sul a sexta posição na quantidade de respiradores, com 31 equipamentos por 100 mil habitantes. Nas duas situações é a melhor posição no Sul do País.

Com relação aos profissionais de saúde, o Paraná também se destaca. Está em nono no número de médicos (209/100 mil) e em oitavo no de enfermeiros (128/100 mil).

Leia também – Ipsos: 95% dos médicos brasileiros acreditam que país só terá vacina para Covid-19 no fim do ano

Leia também – Números do novo coronavírus no Brasil e no Paraná