Paraná lança teleatendimento psicológico a servidores e colaboradores durante a pandemia do coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) criou um serviço de teleatendimento psicológico para servidores e colaboradores durante a pandemia do coronavírus. O atendimento inicia na próxima segunda-feira (13 de abril). “Nosso objetivo com o serviço de escuta qualificada é acolher os profissionais e diminuir ao máximo o risco psíquico individual e coletivo em meio ao enfrentamento desta doença”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. O alcance do serviço é de mais de oito mil profissionais em todo o Paraná.

A proposta do projeto “Cuidando de quem cuida” é amenizar o impacto psicológico nos profissionais que atuam no estado em meio à pandemia do coronavírus. Ao todo, sete psicólogos farão os atendimentos, além de um psiquiatra que estará na retaguarda para casos mais específicos. O telefone disponível para atendimento é 0800-645-5558, com horário de funcionamento das 8h às 20h todos os dias. A ligação é gratuita com garantia de sigilo e anonimato.

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“A situação da pandemia está afetando todos nós e acaba comprometendo nossa rotina com aumento de carga de trabalho e atividades domésticas, preocupações com o contágio, situações inesperadas ou nunca antes vivenciadas”, explicou a psicóloga da Sesa, Nicole Randazzo Arato.

Segundo ela, o reflexo do apoio aos profissionais atinge diretamente a população. “É importante oferecermos uma escuta para que os profissionais possam falar do que estão sentindo ou vivenciando, para que entendam que existe um apoio por parte da Sesa. Nós visamos à qualidade de vida do servidor e consequentemente dos usuários que tem serão atendidos por eles”.

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