Paraná: Hospital Oswaldo Cruz abre ala exclusiva para Covid-19

O Hospital de Infectologia e Retaguarda Clínica Oswaldo Cruz, em Curitiba (PR), abriu uma ala exclusiva de enfermaria para atendimentos relacionados à Covid-19 esta semana. Ao todo, 35 leitos clínicos estão à disposição dos infectados. Além de dois leitos de estabilização para casos mais graves.

“O Hospital Oswaldo Cruz é uma unidade que já vem sendo utilizada na coleta de amostras para exame de Covid-19 e agora podemos contar com essa ala exclusiva de enfermaria para tratamento de pacientes confirmados”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O Oswaldo Cruz é a quinta unidade hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde incorporada ao Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT). A ampliação de leitos exclusivos para Covid-19 faz parte da terceira fase do plano de contingência no enfrentamento a pandemia do CHT.

O diretor do complexo, Geci Labres de Souza Júnior, explica esta nova etapa. “Nesta fase do nosso plano, ativamos 14 leitos de UTI no Hospital de Reabilitação na última semana, devemos ativar mais 14 nos próximos dias e agora disponibilizamos o Oswaldo Cruz para isolamento respiratório com estes 35 leitos de enfermaria”.

Leia também – Curitiba prepara segundo hospital com leitos exclusivos para Covid-19

Drive-thru

Em maio, a unidade implantou um projeto-piloto de atendimento drive-thru de testagem para Covid-19 em profissionais de saúde e de segurança pública (e seus contatos próximos) que apresentassem sintomas.

Após 45 dias do início do projeto, 1.069 coletas já foram realizadas até esta quinta-feira (25). Destas, 110 foram diagnosticadas como casos confirmados, 280 aguardam resultados e 679 foram descartados.

Leia também – Hospitais alertam para a possibilidade de falta de medicamentos aos pacientes de Covid-19

Leia também – Células-tronco são usadas em estudo no tratamento de pacientes com Covid-19 no Paraná