Paraná avança no entendimento com a Rússia para ampliar estudos da vacina contra Covid-19

O governo do Paraná informou nesta quarta-feira (12 de agosto) que o estado e a Rússia assinaram um memorando para ampliar estudos da vacina contra Covid-19 desenvolvida naquele país. O documento foi firmado com o Fundo de Investimento Direto da Rússia para a cooperação técnica, transferências de tecnologia e os estudos sobre a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Gamaleia. O acordo deixa aberta a possibilidade de realização de testes, produção e distribuição do imunizante.

Nesta terça-feira, o presidente da Rússia, Vladmir Putin, anunciou que a Rússia é o primeiro país a registrar uma vacina contra a Covid-19. Paraná e a Rússia já estavam estudando uma parceria para a testagem e posterior produção da vacina antes mesmo dessa declaração sobre o registro da imunização.

Nesta quarta-feira, houve uma reunião técnica entre representantes do governo do Paraná e da Rússia, incluindo o embaixador russo no Brasil, Sergey Akopov, e o presidente da do Fundo de Investimentos, Kirill Dmitriév, que referendaram o memorando. Integrantes do Ministério da Saúde, do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações também acompanharam a assinatura. Todos os estudos serão acompanhados pelo governo federal. O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) será responsável por coordenar os estudos no estado.

Leia também – Vacina de Oxford: primeiros resultados promissores

Próximos passos para a vacina russa contra Covid-19 no Paraná

Segundo o governo do Paraná, o próximo passo é a formação de grupo de trabalho com integrantes do Poder Executivo paranaense e do governo russo para acompanhar a validação da vacina em território brasileiro.

O memorando afirma que as partes vão desenvolver atividades conjuntas e organizar negociações em prol do desenvolvimento da vacina contra o coronavírus no Paraná. Para isso vão compartilhar experiências e tecnologias e providenciar mecanismos que permitam a cooperação com orientações técnicas e profissionais relacionadas à vacina.

“É um memorando de entendimento bastante objetivo que versa sobre troca de tecnologia. Ele não gera obrigações, mas uma nova construção, um entendimento de que podemos trabalhar juntos. Vamos criar um grupo de trabalho para a formação de um protocolo que vai ser submetido às autoridades brasileiras”, afirmou Jorge Callado, diretor-presidente do Tecpar. “Nesse momento a prioridade é a validação da vacina no país. Dependemos dessa aprovação para os outros encaminhamentos”, explicou.

Callado acrescentou que o memorando é um “primeiríssimo passo” para a entrada da vacina no Brasil. “Agora podemos trabalhar os aspectos regulatórios e técnicos, mas sempre pensando na prudência, na serenidade e na transparência. Temos que trabalhar muito bem essa parceria para que os resultados sejam os melhores possíveis para todos os brasileiros”, disse o diretor-presidente do Tecpar.

Leia também – Vacina chinesa contra Covid-19 pode estar disponível em janeiro, diz governador de SP

Outros testes de vacina contra Covid-19 no Paraná

O estado também acordo de cooperação técnica com a empresa estatal chinesa Sinopharm para a testagem e posterior produção de vacina contra a Covid-19. Segundo o governo paranaense, o acordo garante acesso ao resultado das duas primeiras fases de testagem. O laboratório informou que os processos iniciais, já encerrados, tiveram 100% de positivação e nenhuma reação adversa grave.

No Paraná também está sendo testada a Coronavac, outra vacina contra Covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech. Os testes acontecem por meio do Hospital de Clínicas, que participa da pesquisa nacional conduzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo.

Leia também – Vacina contra Covid-19: diretor do Instituto Butantan defende confiabilidade de vacina chinesa

Leia também – Reinfecção pelo novo coronavírus: pesquisa alerta para a possibilidade