Paraná alerta para a continuidade da vacinação contra o sarampo

O boletim epidemiológico do sarampo publicado no dia 30 de julho pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) não registra novos casos da doença. Porém, a Sesa alerta para a necessidade da imunização, principalmente, para as pessoas de 20 a 49 anos, consideradas alvo para receber a vacina.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo segue até o dia 31 de agosto. A secretaria segue orientando para que os municípios realizem ações de imunização em locais amplos e arejados, abrangendo a população indicada para receber a dose.

“A vacina é fundamental para a prevenção contra o sarampo. Mesmo com a pandemia da Covid-19, a vacinação segue e a recomendação é para que as pessoas busquem os pontos de vacinação junto às secretarias municipais. As doses foram distribuídas pela Sesa e estão disponíveis em todas as cidades”, afirmou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

O informe divulgado pela Sesa traz 1.839 casos confirmados no período. O monitoramento do sarampo começou em agosto de 2019, quando foi confirmada a primeira ocorrência, em Campina Grande do Sul, após 20 anos sem registros da doença no Paraná. O boletim apresenta 3.375 notificações, três a mais que a semana anterior.

O Paraná estava há quase 80 dias sem registro de novos casos, mas uma confirmação de sarampo aconteceu no dia 23 de julho, na cidade de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba

Boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta quinta-feira (23) um novo caso de sarampo no Paraná. Com isso, o Estado segue em situação de surto. O caso foi registrado no município de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Como eram necessários 90 dias para que o Paraná saísse da condição de surto da doença, o estado continuou na mesma condição com a confirmação desse caso novo.

Leia também – Sarampo: tire suas dúvidas e entenda os efeitos da vacina

Leia também – Dúvidas sobre o coronavírus e Covid-19? Perguntas e respostas sobre higiene pessoal, animais de estimação e máscaras