Pacientes manifestam gratidão no Dia Nacional do Doador de Sangue

    Nesta segunda-feira (25) é celebrado nacionalmente o Dia do Doador de Sangue, e o Hemepar – Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná – comemorou a data agradecendo aos doadores por este gesto de amor.

    “Comemoramos e agradecermos pelas doações que tivemos. É uma lembrança que fazemos para demonstrarmos a gratidão a este gesto tão importante. Doar sangue é, efetivamente, um ato de amor ao próximo. É justamente a doação que faz muitas vezes com que uma vida seja salva. Por isso, é muito importante que as pessoas doem sangue”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

    A Hemorrede recebeu os doadores com enfeites, balões de corações e lanche especial. O desenhista Brunno Natal retratou o rosto dos pacientes que recebem transfusões pela rede e cada um deles escreveu uma mensagem aos doadores. “Este ano fizemos o ‘corredor da gratidão’, com desenhos do rosto de pacientes e mensagens de agradecimento onde o próprio beneficiado transmite o que este ato significa na vida dele” explica a diretora do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza.

    Mensagens

    João Maria de Oliveira, morador de Carambeí, escreveu: “Venho uma vez por mês ao Hemepar para meu tratamento. Agradeço pela sua doação, com o seu sangue eu consigo viver melhor. Obrigado”.

    Danielly de 13 anos, portadora da doença falciforme, diz que desde os cinco anos precisa de transfusões. “Queria agradecer por você estar fazendo o bem a quem precisa. Nunca se esqueça de nós”.

    Gabrielly, portadora de falciforme diz “tenho nove anos e desde os sete precisei de seu sangue. Espero que você sempre faça o bem a quem precisa. Agradeço de coração”.

    Camille, 15 anos, mora em Ponta Grossa e realiza tratamento no Hemepar desde os sete meses de idade. “Obrigada pelo seu dia e também pela sua dedicação em se prontificar a ajudar. Sua doação é muito importante”.

    Deyverson Lucas, 18 anos, recebe transfusões há nove anos. “Todo mês faço transfusões de sangue e é muito bom ter um lugar como este, com tratamento para quem precisa”.

    Francieli Franzoni, mora em Laranjeiras do Sul e possui talassemia, necessitando de transfusões uma vez por mês. “Escrevi este pequeno bilhete para agradecer tudo o que fazem por mim. Obrigada a todos pelas doações. A vocês, minha mais sincera gratidão”.

    Eder Roberto de Carvalho, de 54 anos, esteve nesta segunda (25) pela manhã no Hemepar para realizar a doação que faz regularmente a cada dois meses. Carvalho fez a primeira doação de sangue aos 16 anos de idade. Colaborador assíduo há 37 anos, ele comentou sobre a importância deste gesto. “É um ato de apoio para quem está precisando. Venham doar, não custa nada e a gente ajuda quem necessita. A dor é muito pouca, comparada ao benefício que causa as pessoas e o processo é rápido”, disse.

    Para ser doador é necessário:

    Estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 67 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal); pesar no mínimo 51 quilos; estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação); apresentar documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação).

    Homens podem doar sangue a cada 60 dias e no período de 12 meses até quatro doações e mulheres em um intervalo de 90 dias e no período de 12 meses até três doações.