Orientações para um Natal sem riscos de Covid-19

Como celebrar o Natal e o Ano Novo sem colocar você ou quem ama em risco? Com regras de distanciamento, higiene e uma boa organização é possível celebrar as festas do fim do ano durante a pandemia do novo coronavírus sem criar um ambiente de contaminação.

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (PR) organizou uma série de orientações. A mais importante delas é celebrar apenas presencialmente com as pessoas do grupo de convívio diário, que vivem na mesma casa. Famílias que têm idosos ou doentes crônicos devem redobrar os cuidados.

E para aumentar a segurança, não prolongue muito as reuniões. Quanto mais tempo juntos, mais risco de transmissão do vírus. “Para incluir outros participantes de fora do núcleo, o ideal é que seja de forma virtual”, sugere Rosana Zappe, diretora do Centro de Saúde Ambiental. Caso a festa tenha algum participante “de fora”, todas as pessoas presentes devem usar máscara.

O distanciamento de 1,5 metro é indicado durante toda a celebração, mesmo no momento das fotos e vídeos.

Celebre ao ar livre

Outra indicação é levar a festa para um espaço ao ar livre, como quintal ou varanda. Quem não tem essa opção deve deixar o lugar ventilado, sempre com janelas e portas abertas.

Ofereça álcool em gel 70%

  • Os utensílios devem ser colocados na mesa ou buffet perto do momento de servir as refeições e não compartilhar copos, pratos, talheres, etc.

  • Coloque álcool em gel na entrada da casa e perto da mesa de refeição. 

  • Durante a troca de presentes, higienize as mãos e as embalagens (com água e sabão ou álcool 70%).

Caso esteja com sintoma respiratório (dor de garganta, tosse, febre) não compareça.

Leia também – Fase inflamatória da Covid-19 também pode acometer pacientes sem complicações pulmonares

Leia também – Sequelas da Covid-19: a vida não voltou ao normal após a alta hospitalar