Novo coronavírus: três casos suspeitos são monitorados pelo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde informa que foi notificado, até às 17h desta terça-feira (28), de outros dois casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil. Assim, no total, três casos suspeitos da doença são monitorados pelas autoridades de saúde brasileiras. Eles estão localizados em Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR), além de Belo Horizonte (MG), noticiado na manhã desta terça-feira (28).

Durante a noite desta terça-feira, a Secretaria de Saúde do Paraná e a Secretaria de Saúde de Curitiba informaram que a capital paranaense tem mais um caso suspeito no município. São dois pacientes em isolamento e observação. Um deles não aparece na estatística do Ministério da Saúde.

Os pacientes acompanhados pelo órgão federal se enquadraram na atual definição de caso suspeito para nCoV-2019 (o novo coronavírus), estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ou seja, apresentaram febre e, pelo menos um sinal ou sintoma respiratório, e viajaram para área de transmissão local nos últimos 14 dias.

Leia mais: “Mais casos suspeitos e próximos não devem levar à alteração de protocolo neste momento”, segundo médico infectologista

Tire suas dúvidas sobre o novo coronavírus: transmissão, sintomas e prevenção

A OMS aumentou o nível de alerta para alto em relação ao risco global do novo coronavírus, por isso, o Ministério da Saúde orienta que viagens para a China devem ser realizadas em casos de extrema necessidade. Com quase três mil casos confirmados, segundo o boletim da OMS de 27 de janeiro, todo o território chinês passa a ser considerado área de transmissão ativa da doença.

A capital paranaense anunciou, nesta terça-feira, que está adotando medidas preventivas em relação ao novo coronavírus. A divulgação aconteceu antes da informação do caso suspeito na cidade pelo Ministério da Saúde. O Paraná já havia comunicado que tomou uma série de medidas também devido à doença.