Novo coronavírus: Secretaria de Saúde de Curitiba (PR) faz esclarecimentos após primeiras confirmações

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba (PR) fez uma série de esclarecimentos após a confirmação dos primeiros casos de novo coronavírus no Paraná, nesta quinta-feira (12). São seis confirmações no estado, sendo cinco na capital paranaense. Todos os casos são importados e foram confirmados oficialmente por exames realizados pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen-PR), considerado referência pelo Ministério da Saúde.

Todos os pacientes estão em isolamento domiciliar e passam bem. Além deles, a equipe de Epidemiologia da SMS segue monitorando ativamente outros possíveis contatos, por precaução. “Todas as medidas sanitárias estão sendo realizadas”, afirma a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak. “Nossa rede municipal pública e a rede privada estão preparadas, aptas a identificar os casos suspeitos, notificar, confirmar e indicar isolamento aos pacientes”, explica.

A médica infectologista da SMS, Marion Burger, afirma que o internamento só é indicado para casos com complicações, como infecção pulmonar. Mas alerta que é essencial manter o isolamento domiciliar, quando indicado.

Leia também – Coronavírus no Brasil ainda não é situação de epidemia, diz ministro da Saúde

O que fazer em caso de suspeita

O diretor do Centro de Epidemiologia da secretaria, Alcides Oliveira, orienta que as pessoas que retornam de viagem internacional em regiões onde há confirmação de transmissão local da doença fiquem alerta ao aparecimento de sintomas respiratórios nos próximos 14 dias após a volta. Se houver febre associada a outro sintoma respiratório, a orientação é procurar um serviço de saúde público ou privado.

“Em caso de suspeita, o paciente deve procurar a sua unidade de saúde ou uma UPA, na rede municipal de saúde; ou um pronto-atendimento, na rede particular. Os profissionais e serviços de Curitiba estão atualizados e preparados para esse atendimento”, orienta.

Segundo Oliveira, o fato de os sintomas da infecção pelo novo coronavírus parecem como os de uma gripe ou resfriado dificulta o diagnóstico, por isso, é importante informar o histórico de viagem já no início do atendimento.

O que fazer para se proteger?

– Lavar as mãos com água e sabonete líquido com frequência, ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento, ou tocar na boca, nariz ou olhos.

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.

– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

– Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.

– Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis e após higienizar as mãos)

Leia também – Novo coronavírus e etiqueta da tosse: você está fazendo certo?

Preparação

De acordo com a secretária Márcia Huçulak, o município se preparou para a chegada do novo coronavírus. No site da SMS, há um rol de documentos técnicos e orientativos para os profissionais de saúde, população, empresas e escolas e demais espaços públicos. Ainda em janeiro, a secretaria convocou Comitê Municipal de Resposta às Emergências em Saúde Pública para apresentar o plano de trabalho de Curitiba para a prevenção, controle e condução nos possíveis casos suspeitos do novo coronavírus.

Além do comitê, foram realizados treinamentos e capacitações com mais de 1 mil profissionais de saúde da rede pública e privada. Eles receberam informações sobre a nova doença, fluxos de atendimento, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), entre outros.

Nesta quarta-feira (12), a secretaria lançou um Centro de Operações de Emergência (COE), com a participação das secretarias municipais do Governo, de Meio Ambiente, da Educação, Defesa Social e Trânsito, do Urbanismo, Esporte, Lazer e Juventude, da Comunicação Social, Instituto Municipal de Turismo, FAS, Urbs e Procuradoria-Geral do Município.