Novo coronavírus: Paraná tem seis casos confirmados de Covid-19

A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou, nesta quinta-feira (12 de março), seis casos do novo coronavírus no estado. Cinco pessoas residentes em Curitiba e outra em Cianorte, na região noroeste, estão com Covid-19, a infecção causada pelo vírus. Todos são casos importados, ou seja, os pacientes foram contaminados durante uma viagem ao exterior.

Os seis casos foram confirmados após contraprova realizada no Laboratório Central do Estado (Lacen/PR). São eles: pai e filha, de 54 anos e de 25 anos, residentes em Curitiba, que passaram pela Espanha, Portugal e Holanda; pai e filho, de 43 e 15 anos, também de Curitiba, que estiveram na Itália; um homem de 58 anos, de Curitiba, que esteve na Itália; e uma mulher de Cianorte, de 47 anos, que esteve nos Emirados Árabes. Todos estão em isolamento domiciliar.

Os casos de pai e filha foram divulgados como os possíveis primeiros casos de novo coronavírus no Paraná ainda na quarta-feira (11). Os exames deles foram realizados primeiramente em um laboratório privado. O teste do homem indicou positivo, enquanto da jovem o laudo foi inconclusivo. A contraprova do Lacen atestou positivo para os dois casos. Por isto, eles foram confirmados.

Foi montada uma força-tarefa no Lance para a conclusão das análises e, consequentemente, a confirmação dos seis casos. Eles saíram em menos de 24 horas. O Lacen passou a realizar os exames do coronavírus, como instituição referência do Ministério da Saúde, utilizando as técnicas e kits padronizados pelo Governo Federal. O estado recebeu dez kits para exames específicos do coronavírus, que possibilitam a realização de 240 testes. Para a divulgação de resultados, o laboratório estabelece o período de 72 horas a partir da chegada das amostras.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirmou que o momento é de alerta e de intensificação das medidas de prevenção. “O estado está preparado para este enfrentamento. Seguimos as medidas de contenção e de prevenção estabelecidas pelo Ministério da Saúde e contamos com o apoio das secretarias municipais, que é fundamental neste momento”, sinalizou, após a divulgação dos casos confirmados. Ele salientou ainda que não há motivo para pânico da população.

Leia mais – Organização Mundial de Saúde declara novo coronavírus como pandemia

Leia mais – Novo coronavírus e etiqueta da tosse: você está fazendo certo?

Em alinhamento com o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio do COE – Centro de Operações em Emergências – , informa que até o momento não há orientação para cancelamento de atividades coletivas e eventos públicos. No entanto, medidas de contenção estão sendo analisadas diariamente pelo Ministério da Saúde e COE estaduais, sempre avaliando evidências de efetividade para cada cenário.

Evitar aglomerações, especialmente para grupos de maior risco, como idosos e pessoas portadoras de comorbidades, já estão sendo orientadas, além das demais medidas que já vinham sendo recomendadas, como o uso das etiquetas respiratórias – que compreendem a higienização das mãos, cobrir o nariz ao espirrar e tossir, usar lenços descartáveis. É recomendado ainda o isolamento domiciliar dos casos suspeitos.