Novo coronavírus: Paraná descarta três e monitora dois casos suspeitos de COVID-19

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) descartou três casos suspeitos de COVID-19, a doença causada pelo Coronavírus, no Paraná. Dois deles ainda estão em investigação. Em todos, os casos os pacientes passaram por unidades de saúde após retornarem de viagens a outros países. Uma moradora de Campo Largo também era monitorada e era considerada pela Sesa como o sexto caso suspeito no estado, mas ela já não havia entrado na lista oficial do Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba informou que investiga mais dois novos casos suspeitos. Veja abaixo.

O órgão federal divulgou nesta sexta-feira (28) informações sobre cinco casos suspeitos. Porém, com os resultados dos exames do Laboratório Central do Estado (Lacen), três situações já são consideradas descartadas. Em dois casos, que buscaram atendimento em Curitiba, os resultados dos exames do Lacen foram negativos e as amostras foram enviadas nesta sexta-feira (28) para Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro. O material deve ser recebido no sábado (29) e o prazo para a análise é de até 72 horas a partir do recebimento das amostras.

Leia mais: O que é mito e verdade sobre o novo coronavírus?

O resultado dos exames da paciente que foi notificada por Ponta Grossa indicou Rinovírus. A paciente de São José dos Pinhais teve resultado positivo para Influenza B. No caso de Campo Largo, o resultado apontou Influenza H3N2.

No total, o Paraná teve nove notificações de pacientes para a Covid-19 até esta sexta-feira (28). Um deles foi excluído, seis descartados e outros dois seguem em investigação.

Leia também – Novo coronavírus: “mais casos vão surgir no país e isso já era esperado”, sinaliza médico infectologista Jaime Rocha

Curitiba

Já a Secretaria Municipal de Saúde divulgou, no final da tarde desta sexta-feira (28), que investiga quatro casos suspeitos de COVID-19, ou seja, a infecção humana pelo novo coronavírus. Dois deles são novos.

As quatro pessoas viajaram por regiões da Itália, país com grande circulação da doença, entre a última semana de janeiro e segunda quinzena de fevereiro.

Os dois primeiros pacientes são um casal – um homem de 30 anos e uma mulher de 25 anos. Ambos estão em isolamento domiciliar voluntário.

O terceiro caso é um homem de 42 anos que apresentava, inicialmente, sinais de resfriado leve, tosse e coriza. Houve piora dos sintomas, com febre e dificuldade para respirar, e ele buscou um hospital da rede privada, onde permanece internado em quarto isolado para tratamento por infecção pulmonar. O quadro de saúde do paciente é estável.

O último caso é o de um homem de 41 anos que apresentou sintomas semelhantes a uma gripe, com febre, tosse, coriza. O caso foi atendido no ambulatório de saúde da empresa onde ele trabalha. Após avaliação, ele foi orientado a permanecer em isolamento domiciliar voluntário.

Em todos os casos suspeitos houve coleta de amostras para exames laboratoriais. Os materiais coletados foram encaminhados para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) e a secretaria aguarda os resultados.