Novo coronavírus: estado de emergência no Paraná e fechamento de shoppings e academias

O Paraná decretou estado de emergência devido à pandemia do novo coronavírus e decidiu pela suspensão de atividades de diferentes setores para combater o avanço do novo coronavírus. Um decreto foi emitido pelo governo do estado nesta quinta-feira (19 de março) determinando o fechamento de shopping centers, galerias e similares, além de academias, centros esportivos e estabelecimentos do gênero.

Algumas empresas destes segmentos, por conta própria, já haviam anunciado o fechamento ou a redução dos horários de funcionamento. No entanto, a suspensão agora foi determinada pelo governo e deve ser colocada em vigor a partir da assinatura do documento pelo governador Ratinho Junior, nesta quinta-feira.

A Prefeitura de Curitiba também anunciou que está ampliando as medidas de contenção e prevenção ao novo coronavírus na cidade. As novas determinações contemplam, por exemplo, o fechamento de casas noturnas e academias, restrições de movimentação na Rodoferroviária e visitação de idosos, além de orientações para atendimento do público em estabelecimentos comerciais. A determinação é para evitar aglomerações em locais fechados e diminuir o trânsito de pessoas – restringido assim a possibilidade de transmissão do novo coronavírus.

Em Curitiba, a partir desta sexta-feira (20), as medidas a serem adotadas são as seguintes:

Serviços e comércio

Devem fechar:

– Casas noturnas, espetáculos, boates.

– Cinemas e teatros.

– Academias de ginástica, natação e esportes em geral.

– Salões de beleza.

– Escolas de música, artes, línguas e congêneres.

– Autoescolas.

– Tabacarias.

Mantêm-se em funcionamento, mas respeitando novas orientações:

– Lojas em geral (como de roupas, sapatos e acessórios).

– Supermercados e hipermercados (incluindo os mercados municipais).

– Restaurantes, bares e lanchonetes.

– Feiras livres.

– Padarias.

– Farmácias.

– Postos de gasolina.

– Lojas de conveniência.

– Lojas de produtos para animais.

As novas orientações para essas unidades incluem:

– Distribuição das mesas e da ocupação do espaço que mantenha as pessoas a no mínimo 1,5 metro uma da outra.

– Restrição de acesso ao recinto, de forma que haja condições de as pessoas se manterem à distância de 1,5 metro uma da outra.

– Os estabelecimentos devem organizar filas (de acesso, atendimento ou de pagamento) de forma que as pessoas fiquem a 1,5 metro uma da outra.

– Restaurantes de auto-serviço (self-service) devem destacar atendentes com luvas limpas, toca e máscara própria à manutenção de alimentos para servir os clientes, de forma a diminuir o contato com os utensílios de uso geral.

Restrição à circulação de ônibus interestaduais

O governo do estado já havia divulgado a restrição à entrada e circulação de ônibus interestaduais no Paraná. Um decreto determina a suspensão do transporte coletivo rodoviário de passageiros com origem em todos os estados do País e Distrito Federal. A medida busca diminuir a probabilidade de circulação do coronavírus no estado. A proibição começa a valer nesta sexta-feira (20). A suspensão vale inicialmente por 14 dias, mas pode ser prorrogada. 

Também já está em vigor a suspensão de aulas nas redes pública e privada.

Idosos

A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba também informou que está obrigatório o isolamento domiciliar de pessoas com 70 anos ou mais e proibida a visitação de idosos nas instituições de longa permanência. Para idosos que estejam enfermos poderá ser autorizada a presença de um acompanhante, de acordo com avaliação do responsável técnico da instituição.

Confirmação de casos

O Paraná confirmou mais nove casos de Covid-19, a infecção causada pelo novo coronavírus, totalizando 23 casos. O estado tem 146 casos suspeitos que seguem sendo investigados, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.

Leia também – Coronavírus: UNIDAS propõe medidas para conter avanço da epidemia

Leia também – Covid-19 não é doença somente de idosos, alerta OMS

Brasil

O Ministério da Saúde confirmou 621 casos de Covid-19 nesta quinta-feira (19). São seis mortes até o momento no país.

São Paulo segue como foco da disseminação do vírus, com 286 casos. Em seguida vêm Rio de Janeiro (65), Brasília (42), Bahia (30), Minas Gerais (29) e Rio Grande do Sul e Pernambuco (28). Além desses estados, foram registrados casos no Paraná (23), Santa Catarina e Ceará (20), Goiás (12), Espírito Santo (11), Mato Grosso do Sul (sete), Sergipe (seis), Alagoas (quatro), Acre e Amazonas (três) e Pará, Tocantins, Rio Grande do Norte e Paraíba (um).