Novo coronavírus: casos suspeitos em Curitiba (PR) são descartados por órgãos de saúde

Os dois casos suspeitos de coronavírus registrados até o momento em Curitiba (PR) foram descartados. Ambos apresentam quadro gripal. As informações foram repassadas pela Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba nesta quarta-feira (29).

O anúncio da investigação dos dois pacientes aconteceu na noite de terça-feira (28). Os dois foram oficialmente descartados após a realização de exames. “O caso está descartado por motivos clínicos e epidemiológicos”, informou a secretária de Curitiba, Márcia Huçulak.

Internada no Hospital de Clínicas, a jovem de 23 anos sob suspeita de contaminação apresenta sintomas leves e veio da China há 24 dias, dez dias além do período de incubação do vírus. A informação da secretária ainda precisa ser confirmada por exames da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

“Não há motivo para alarme”, destacou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Os dois participaram de uma entrevista coletiva sobre o assunto nesta quarta-feira (29) em Curitiba (PR).

Leia mais: Tire suas dúvidas sobre o novo coronavírus: transmissão, sintomas e prevenção

Coronavírus: barrar a doença

O atendimento e exames dos casos suspeitos fazem parte dos protocolos de saúde da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde para impedir que a doença se alastre. Por isso, Curitiba adota medidas de segurança. “Todo indivíduo que chega nos serviços de saúde com quadro gripal e relata que teve passagem pela China ou contato com alguém que esteve no país chineses é considerado um caso suspeito”, observou Márcia Huçulak. O protocolo vale para quem esteve no país ou teve contato com quem esteve nos últimos 16 dias.

Ela explica que essa classificação (“suspeito”) é feito para que a precaução seja realizada de forma adequada. “É a precaução que evita o avanço da doença”, acrescentou a secretária. O acompanhamento é feito de maneira permanente na rede municipal. 

Leia mais: “Mais casos suspeitos e próximos não devem levar à alteração de protocolo neste momento”, segundo médico infectologista