Novo coronavírus: Brasil tem primeiros casos de transmissão comunitária

O Brasil teve os primeiros casos de transmissão comunitária de coronavírus. De acordo com o Ministério da Saúde, essa nova situação foi registrada nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. A transmissão comunitária ocorre quando as equipes de vigilância não conseguem mais mapear a cadeia de infecção, não sabendo quem foi o primeiro paciente responsável pela contaminação dos demais. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (13 de março).

No total, quatro pessoas adquiriram o vírus por essa modalidade de transmissão. Outras 79 são casos importados (que foram contaminadas no exterior) e 15 foram infectadas por transmissão local (por meio de contato com pessoas de casos importados). O Brasil computa, então, 98 casos de Covid-19.

“Não temos evidência de aumento de internação por síndrome respiratória aguda grave”, comentou o secretário de vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira.

Os casos suspeitos aumentaram para 1.485, conforme o último boletim do órgão.

Leia também – Novo coronavírus: Secretaria de Saúde de Curitiba (PR) faz esclarecimentos após primeiras confirmações

Leia também – ANS inclui exame para detecção de Coronavírus no rol de procedimentos obrigatórios

Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro são os epicentros do surto no país, respectivamente com 56 e 16 casos confirmados. Em seguida vêm Paraná (seis), Rio Grande do Sul (quatro), Goiás (três) e Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Distrito Federal e Pernambuco (dois casos cada um). Completam a lista Alagoas e Espírito Santo (um caso).

Nos casos suspeitos, São Paulo também lidera (753), seguido de Minas Gerais (116), Rio Grande do Sul (81), Santa Catarina (77), Rio de Janeiro (76) e Distrito Federal (75). Apenas Roraima e Amapá não possuem casos confirmados ou suspeitos.

Do total, 15% dos casos confirmados demandam maior nível de atenção, podendo evoluir para agravamento. Há 12 pessoas hospitalizadas.

O Ministério da Saúde já anunciou medidas complementares para evitar o avanço do novo coronavírus no país, o que inclui a orientação para o cancelamento de grandes eventos.