Novo coronavírus: Brasil tem 25 mortes e 1.546 casos confirmados

Dados divulgados neste domingo (22 de março) pelo Ministério da Saúde mostram que o número de mortes em decorrência da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, subiu de 18 para 25 de sábado para domingo. Já o número de pessoas que contraíram o vírus passou de 1.128 para 1.546. Segundo a pasta, com a nova atualização, todos os estado brasileiros possuem casos do novo coronavírus.

A Região Sudeste concentra o maior número de casos (926), seguida da Região Nordeste (231), da Sul (179), da Centro-Oeste (161) e a Região Norte (49).

São Paulo acumula o maior número de casos (631), seguido por Rio de Janeiro (186), Distrito Federal (117), Ceará (112), Minas Gerais (83) e Rio Grande do Sul (73).

Em seguida vem o estado de Santa Catarina (57), Paraná (50), Bahia (49), Pernambuco (37), Amazonas (26), Espírito Santo (26), Goiás (21), Mato Grosso do Sul (21), Acre (11), Sergipe (10), Rio Grande do Norte (nove), Alagoas (sete), Pará (quatro), Piauí (quatro), Rondônia(três), Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Tocantins e Rondônia (dois cada). Amapá e Paraíba (um).

Leia também – Coronavírus: Ministério da Saúde declara estado de transmissão comunitária em todo o país

Leia também – Sistema de saúde pode entrar em colapso em abril, diz ministro

Curitiba

A Secretaria Municipal de Saúde informou, neste domingo (22), mais dois casos do novo coronavírus em moradores da cidade: um casal que voltou de viagem dos Estados Unidos.

Com os novos registros, são 31 casos confirmados de Covid-19 na capital paranaense. O número de casos suspeitos até o momento é de 279 e outros 131 foram descartados.

Dos 31 casos, cinco estão em internamento, e apenas um é considerado grave. O médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Boqueirão, internado desde a última quinta-feira (19), ainda está na UTI, mas apresenta quadro estável. Ele tem 59 anos.

A provável fonte de infecção foi o contato com uma colega de trabalho que esteve em São Paulo e apresentou sintomas respiratórios leves após o retorno. Segundo a secretraria, a transmissão não decorreu da falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), que os profissionais de saúde devem usar nos atendimentos. Os EPIs estão disponíveis para os profissionais em todas as unidades da Secretaria Municipal da Saúde.

Leia também – Isolamento domiciliar: o que fazer se apresentar sintomas do novo coronavírus

Leia também – Novo coronavírus: o que fazer quando voltar para casa?

Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também divulgou um boletim neste domingo (22), contabilizando 54 casos confirmados da doença no Paraná (quatro a mais do que o apresentado no boletim do Ministério da Saúde). Os novos casos são de Curitiba (3), Foz do Iguaçu (3), Cianorte (1), Colombo (1), Pinhais (1) e moradores de Miami – Estados Unidos (2) que estão sendo tratados no estado.

Os 11 novos pacientes deste boletim são seis homens e cinco mulheres, com idades entre 17 e 54 anos, e que estiveram na Itália, Emirados Árabes, Miami e/ou em contato com casos confirmados fora do estado.

Segundo a Sesa, o Paraná não tem nenhum caso de transmissão comunitária.