Novo coronavírus: Brasil monitora 132 casos suspeitos da doença

Subiu para 132 o número de casos suspeitos de coronavírus monitorados pelo Ministério da Saúde no Brasil. Os dados foram repassados pelas Secretarias Estaduais de Saúde até esta quinta-feira (27) e demonstram o aumento da sensibilidade da vigilância da rede pública de saúde devido à inclusão de 15 países, além da China, que apresentam transmissão ativa do coronavírus. No total, 16 estados informaram o Ministério da Saúde sobre os casos suspeitos.

Com esta mudança, os critérios para a definição de caso suspeito enquadram, agora, as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, e tiveram passagem pela Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China, nos últimos 14 dias.

No Paraná, são três casos em investigação, conforme dados repassados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba. Uma das situações é a de uma mulher de 29 anos, moradora de Ponta Grossa, que retornou da Itália no dia 16 de fevereiro. Ela foi até um hospital particular da cidade de Ponta Grossa no dia 23 depois de apresentar sintomas como febre, dor de garganta e cefaléia. Em Curitiba, um casal está sendo monitorado. Eles também passaram pela Itália recentemente neste mês e tiveram sinais similares à infecção pelo novo coronavírus.

Dois casos já haviam sido descartados no final de janeiro em Curitiba. Eram situações nas quais os pacientes haviam viajado para a China e apresentado os sintomas da doença. No entanto, exames descartaram o novo coronavírus. Uma criança de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, no Paraná, também foi monitorada após retornar da China e manifestar sintomas. Mas este caso suspeito também foi descartado, no dia 17 de fevereiro.

Até o momento, 60 casos suspeitos de coronavírus já foram descartados em todo o Brasil, que permanece apenas com o registro de um caso confirmado da doença no estado de São Paulo. Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Todas as notificações de casos suspeitos no país foram recebidas, avaliadas e discutidas com especialistas do Ministério da Saúde, caso a caso, junto com as autoridades de saúde dos estados e municípios. Esses descartes aconteceram principalmente por causa do resultado positivo para outros vírus respiratórios.

Confira abaixo a entrevista coletiva desta quinta-feira (27) do Ministério da Saúde sobre a situação do novo coronavírus no Brasil:

<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fminsaude%2Fvideos%2F3144537912258147%2F&show_text=1&width=560″ width=”560″ height=”407″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allow=”encrypted-media” allowFullScreen=”true”></iframe>

Leia também – Novo coronavírus: o que você precisa saber

Leia também – Novo coronavírus: “mais casos vão surgir no país e isso já era esperado”, sinaliza médico infectologista Jaime Rocha