Música e conversas online marcam a Semana de Enfermagem 2020 do Coren/PR

Diferente da maioria dos anos, em 2020 a programação do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR) para a Semana de Enfermagem, celebrada anualmente entre 12 e 20 de maio, não terá eventos presenciais espalhados por todo estado. Por conta da pandemia de Covid-19, os eventos foram adiados para o segundo semestre, mas a comemoração do Dia do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio, será lembrado com música – Serenata para a Enfermagem.

O objetivo é levar leveza e alegria àqueles que estão no dia a dia da assistência de pacientes com Covid-19. A primeira serenata será no final de tarde do dia 12, às 18h30, na troca de plantão do Hospital do Trabalhador, em Curitiba, unidade de referência para tratamento da doença no Estado. A homenagem musical será executada pelo conjunto Choro e Seresta. 

As serenatas serão levadas aos hospitais, UPAs e Unidades Básicas de Saúde durante o mês de maio, com cronograma a ser divulgado. A ação conta com a parceria da Associação Brasileira de Enfermagem, seção Paraná (ABEn-PR) e Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Curitiba e Região (Sindesc).

Leia também – Demandas de décadas da Enfermagem se sobressaem no enfrentamento à Pandemia da Covid-19

Leia também – Coren/PR: Carta aberta à população paranaense

Lives

A programação de conversas online contará com lives promovidas pelo Conselho. A primeira será realizada no dia 13 de maio, quarta-feira, às 19h30, com o tema ‘O exercício da Liderança no enfrentamento da Pandemia’, com a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, enfermeira Maria Goretti David Lopes. A transmissão pode ser acompanhada pelo www.facebook.com/corenpr.

Na quinta-feira, dia 14, às 19h, em parceria com o Centro Universitário Uni Brasil, o tema é saúde mental. O escritor Daniel Navarro Sonim fala sobre o livro ‘O Capa Branca – de funcionário a paciente em um dos maiores hospitais psiquiátricos do Brasil’, que retrata a trajetória do técnico de enfermagem Walter Farias. O endereço para acompanhar é

Durante todo mês de maio haverá programação de lives semanais abordando questões como liderança, cuidados com pacientes portadores de Covid-19, fiscalização, saúde mental, comissões de ética de enfermagem, Atenção Primária à Saúde, ações jurídicas adotadas, imunização, entre outros temas. A programação do Programa Coren Atualiza será divulgada semanalmente.

Leia também – Números do novo coronavírus no Brasil e no Paraná