Médico deve notificar doença relacionada ao uso de cigarros eletrônicos

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está coletando dados sobre relatos de doenças pulmonares relacionadas ao uso de dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), popularmente conhecidos como cigarros eletrônicos. Para isso, lançou um formulário específico destinado a médicos de todo o país, pelo qual o profissional pode fornecer informações sobre os casos identificados.

    Os dados coletados são sigilosos e serão usados exclusivamente em análises científicas e sanitárias que ajudem na elaboração de políticas públicas de controle do tabagismo.

    A ação tem como objetivo reunir informações para antecipar e prevenir uma crise de saúde como a que tem sido noticiada nos Estados Unidos, que desde agosto deste ano relata casos de uma doença respiratória grave, com registro de óbitos, associada ao uso desses dispositivos.

    O monitoramento envolve os cigarros eletrônicos, os vaporizadores e os cigarros de tabaco aquecido, dentre outros dispositivos eletrônicos para fumar. De acordo com a Agência, o formulário foi desenvolvido com o apoio da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

    O Instituto Nacional do Câncer (INCA) publicou recentemente um alerta sobre o uso dos cigarros eletrônicos e outros dispositivos eletrônicos para fumantes e que funcionam com bateria.

    Alerta para médicos

    Em 20 de setembro deste ano, a Anvisa divulgou um alerta aos médicos sobre as doenças pulmonares causadas por DEFs nos EUA e solicitou que possíveis casos ocorridos no Brasil fossem notificados ao órgão, por meio de sua Ouvidoria. O alerta também foi enviado ao Conselho Federal de Medicina (CFM), à Associação Médica Brasileira e à Rede Sentinela, que conta com 252 instituições de saúde responsáveis por notificações de eventos adversos.

    No entanto, até o momento, a Anvisa não recebeu nenhuma notificação sobre lesão pulmonar associada ao uso de DEFs. Por isso, está reforçando o alerta sobre o problema e informando sobre o desenvolvimento e a disponibilização de um formulário específico para a coleta de dados.

    Notifique

    Se você é médico e tem algum caso para relatar, acesse aqui o formulário para o registro de doenças pulmonares relacionadas ao uso de dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs). Acesse também a versão em PDF, caso haja a necessidade de impressão do documento para a coleta e posterior lançamento das informações no formulário online.