Incidência de casos aponta situação de alerta para epidemia de dengue no Paraná

O Paraná aponta 102,08 casos de dengue autóctones por 100 mil habitantes, incidência que confirma situação de alerta de epidemia no estado. O dado está no boletim que monitora a doença e foi divulgado nesta terça-feira (4) pela Secretaria Estadual da Saúde.

O boletim da Sesa registra nesta semana 14.697 casos confirmados de dengue. São 3.815 casos a mais que a semana anterior, que apresentava 10.882. O aumento é de 35,06%.

Este período, segundo análise da sazonalidade, acontece no auge do verão entre fevereiro e março, podendo se estender conforme as condições climáticas.

O índice infestação é calculado pela “Regra de 3 simples”, dividindo o número de habitantes pelo número de casos autóctones confirmados e aplicado a 100 mil habitantes; no caso do Paraná são 11.348.937 milhões de habitantes e 11.585 casos autóctones totalizando 102,08 por 100 mil habitantes.

Leia mais – Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela: saiba como reconhecer os sintomas

Aumentaram também os municípios em situação de epidemia; eram 34 e agora são 50. Entraram para esta relação: Indianópolis, Itaúna do Sul, Mirador, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Santo Antônio do Caiuá, São João do Caiuá, São Pedro do Paraná, Terra Rica, Atalaia, Itaguajé, Nossa Senhora das Graças, Presidente Castelo Branco, Santa Fé, Uraí e Porecatu.

São 29 os municípios em situação de alerta para dengue; 15 entraram para esta lista a partir deste boletim: Nova Aurora, Engenheiro Beltrão, Altônia, Brasilândia do Sul, Cruzeiro do Oeste, Umuarama, Amaporã, Nova Londrina, Querência do Norte, Maringá, Nova Esperança, Sarandi, Andirá, Rancho Alegre, e Arapuã.

Leia ainda: Defesa Civil orienta sobre possíveis situações de emergência diante da dengue no Paraná

O total de casos notificados é de 49.464, registrados em 309 municípios do Paraná.

Clique aqui para conferir o boletim completo.