Hospitais oferecem orientação online para casos não emergenciais durante pandemia de coronavírus

Diante da pandemia de novo coronavírus e a recomendação para a população evitar deslocamentos necessários, hospitais oferecem orientação online para casos não emergenciais. O atendimento está sendo realizado por meio do Whatsapp e de outras plataformas.

O Hospital de Olhos do Paraná, de Curitiba (PR) e uma das referências em oftalmologia na região Sul do país – oferece a partir desta segunda-feira (23 de março), um canal de orientação digital gratuito por meio do aplicativo WhatsApp, durante o período de isolamento social contra a Covid-19. O atendimento será realizado das 8h às 18h de segunda a sexta-feira, pelo número (41) 98527-5181.

Pacientes de todo o estado podem tirar dúvidas sobre os sintomas e receber orientações dos oftalmologistas que fazem parte do corpo clínico do Hospital de Olhos do Paraná, sem precisar se deslocar até o hospital, em casos não emergenciais.

Leia também – CFM reconhece possibilidade e eticidade da telemedicina em situação de emergência

De acordo com a diretora do Hospital de Olhos do Paraná, Luciane Moreira, esta é mais uma das medidas de segurança e prevenção adotada pelo hospital para preservar a saúde de toda a comunidade durante a pandemia. “Estamos vivendo uma situação diferente e dias difíceis no mundo todo, e o Hospital de Olhos do Paraná entende o seu papel e a sua missão que é contribuir e facilitar o acesso rápido à informação, prezando sempre pela saúde e bem-estar dos paranaenses em primeiro lugar”, afirma.

No Hospital de Olhos do Paraná estão suspensos temporariamente consultas, exames e cirurgias eletivas. Serão mantidos os atendimentos de emergência, bem como outros atendimentos que envolvam riscos de perda de visão. Em casos graves a recomendação é procurar o pronto-atendimento 24h.

Coronavírus x transmissão pelos olhos

A Covid-19 pode ser transmitida de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de tosse ou espirro, toque, aperto de mão, contato com objetos, boca, nariz e, inclusive, pela mucosa dos olhos. O contágio pode ocorrer quando o paciente encosta as mãos infectadas junto ao globo ocular. “A transmissão pode potencialmente ocorrer dessa forma, o que facilita a transmissão de uma pessoa para a outra. É como se fosse uma gripe ou uma conjuntivite comum: tocar os olhos é uma forma simples de contágio, por isso a importância de lavar frequentemente as mãos e utilizar álcool em gel 70%”, alerta a diretora do Hospital de Olhos do Paraná, Luciane Moreira.

Otorrinolaringologia

Também há novidade na área da otorrinolaringologia, dentro da iniciativa de hospitais oferecerem orientação online para casos não emergenciais durante pandemia de coronavírus.

O Hospital IPO, de Curitiba (PR), em parceria com a startup ConectaDoc, está prestando informações gratuitamente por vídeo. O serviço de teleorientação está disponível desde esta segunda-feira (23) em para utilizá-lo, basta o paciente contatar o hospital, por meio do site (www.hospitalipo.com) ou redes sociais, clicar no link indicado e preencher um breve cadastro. 

Segundo o hospital, o lançamento deste tipo de atendimento, realizado de forma individual, se dá em um momento que a sociedade precisa de mais atenção e, inclusive, deve evitar hospitais e postos de saúde caso não haja gravidade nos sintomas. O atendimento será gratuito e realizado das 9h às 17h de segunda a sexta e nos finais de semana das 10h às 16h, pelo corpo clínico do Hospital via internet, podendo ser realizado por computadores ou smartphones.

Leia também – Hospitais paranaenses adotam medidas para a prevenção à Covid-19

Leia também – Isolamento domiciliar: o que fazer se apresentar sintomas do novo coronavírus

Aplicativo

O PROH, aplicativo de serviços profissionais online, abriu uma consulta gratuita para o primeiro acesso de quem busca orientação médica, contábil e jurídica. As áreas têm sido as mais demandadas em função da pandemia da Covid-19 que obrigou ao isolamento social.

 

<

p class=”ql-align-justify”>Atualmente, a plataforma conta com 150 profissionais cadastrados, entre eles médicos e psicólogos. Para utilizar o PROH, basta baixar o aplicativo na Apple Store ou na Play Store e fazer o cadastro. As consultas gratuitas – com o código FICAEMCASA – são temporárias e nem todos os profissionais da plataforma que aderiram à promoção.