Estudo aponta que sistema imunológico de crianças combate melhor a Covid-19

    Um estudo realizado pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, chegou à conclusão que as crianças têm uma resposta imunológica à Covid-19 diferente dos adultos. Ou seja, o sistema imunológico de crianças combate melhor a Covid-19. Conforme a pesquisa, nas crianças, a infecção se apresentou mais fraca e, por isso, elas seriam capazes de combater melhor o vírus e até mesmo se curarem mais rápido do que os adultos, de forma geral.

    O estudo conduzido pela universidade americana tinha o objetivo de compreender como os anticorpos atuam dependendo da idade do paciente. A pesquisa foi realizada em parceria com o Hospital Pediátrico Morgan Stanley, que é ligado à Universidade de Columbia. Foram analisadas 79 pessoas entre março e junho. A pesquisa acompanhou pacientes de três a 18 anos, entre os mais jovens; e de 19 a 84 anos, entre os adultos, com diferentes níveis de gravidade da doença.

    Leia também – Crianças e coronavírus: riscos, sintomas e outros reflexos

    Conforme a pesquisa, o sistema imunológico das crianças reage de maneira mais eficiente frente à Covid-19, produzindo menos anticorpos contra uma proteína que o novo coronavírus usa para infectar as células. Essa mesma capacidade não foi identificada nos adultos, mesmo nos jovens, na faixa dos 20 anos.

    Os pesquisadores, entretanto, frisaram que essas conclusões não podem ser levadas em consideração de forma geral para as crianças. Uma parcela delas sofreu com a chamada “síndrome inflamatória multissistêmica”, que pode gerar quadro mais graves da doença. No Brasil, há registros da síndrome, inclusive com mortes, e que estão sendo investigados pelas autoridades de saúde.

    * Com informações do portal UOL

    Leia também – Pandemia: alto nível de estresse de crianças e adolescentes