Enfermagem precisa de apoio real da sociedade, diz presidente do Coren/PR a vereadores de Curitiba

“O que mudou para a enfermagem no Paraná e em Curitiba com a pandemia? Nada. Pelo contrário, foi a responsabilidade que aumentou. Não temos nem profissionais em número suficiente”, afirmou, nesta quarta-feira, dia 19/08, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR), Simone Aparecida Peruzzo. A presidente pediu mais apoio dos parlamentares e da sociedade às demandas da categoria.

“Quero sensibilizá-los para as lutas da enfermagem, que há 11 anos, por exemplo, espera o Congresso votar o piso nacional da categoria e a regulamentação da jornada de trabalho. Com mais de 2 milhões de profissionais, somos a maior força de trabalho do Brasil, entre auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros, mas seguimos invisíveis socialmente. No Paraná, são 108 mil profissionais, 50% deles em Curitiba e na Região Metropolitana”, relatou Simone Peruzzo.

Lembrando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou 2020 como Ano Internacional da Enfermagem, ela agradeceu aos vereadores pela aprovação da lei municipal 14.162/2012, que indicava um dos ícones da profissão no Paraná, a enfermeira Rosi Maria Koch, para denominar uma unidade de saúde em Curitiba. A presidente do Coren/PR, contudo, frisou que tal PL ainda não foi implementado, e pediu o apoio da CMC para efetivar a lei neste ano.

Leia também – Coren/PR fala aos deputados estaduais sobre o impacto da pandemia na Enfermagem

A representante do Conselho de Enfermagem, que também foi pró-reitora de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Paraná (UFPR), enalteceu o trabalho da secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, e da diretora da Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, do Governo do Paraná, Maria Goretti David Lopes, ambas enfermeiras, por terem se dedicado na concretização dos planos de contingência no enfrentamento da covid-19.

“O Sistema Único de Saúde é o que está garantindo a assistência adequada na pandemia. Nenhum sistema privado honraria a política de inclusão social do SUS”, afirmou. Simone Peruzzo utilizou espaço cedido pelos vereadores Dalton Borba e Marcos Vieira, ambos do PDT, no pequeno expediente da sessão plenária.

Fonte: Câmara Municipal de Vereadores de Curitiba

Leia também – Plataforma disponibiliza hospedagem para profissionais de saúde na linha de frente da Covid-19

Leia também – A importância da saúde mental para profissionais de saúde durante – e após – a pandemia de Covid-19