Dicas para a saúde do idoso na pandemia

O Brasil tem mais de 28 milhões de idosos e até 2031 a expectativa, segundo o Ministério da Saúde, é que o número chegue a 43 milhões. O Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º outubro, é uma oportunidade para que as pessoas lembrem que a idade chega para todos e que é preciso estar preparado para isso. Mas como garantir a saúde do idoso na pandemia?

Para a médica especialista em geriatria da Unimed Curitiba, Taísa Gonçalves de Resende, o envelhecimento é um processo natural do ser humano e causa mudanças que alteram o equilíbrio, a força e a capacidade funcional e isso influencia diretamente na qualidade de vida e na autonomia para realização de atividades diárias. “Para prevenir e até mesmo reverter os efeitos dessas mudanças, é fundamental manter o corpo e a mente saudáveis na terceira idade”, explica. Em tempos de pandemia, com tantas restrições, o cuidado deve ser redobrado. “É preciso garantir a saúde física e mental dos idosos. Só assim é possível assegurar a qualidade de vida deles”, enfatiza.

Kaiane Jacobowski Dos Santos, orientadora física do setor de Promoção à Saúde da cooperativa curitibana, lembra que mesmo virtualmente é possível exercitar corpo e mente, fazer novos amigos, conversar e manter-se ativo. “Eu gosto muito de trabalhar com esse público, porque temos muita troca. Com eles, eu aprendo muito mais do que ensino. Eu ensino exercício físico e formas de ter mais qualidade de vida, mas eles me ensinam lições sobre a vida e compartilham suas experiências. E é muito gratificante proporcionar um ambiente em que eles possam ser mais saudáveis e ter mais autonomia – um dos principais ganhos na terceira idade. Fico muito feliz em ver o resultado, de perceber que eles conseguem levantar da cadeira sem apoio, subir escada sozinhos e realizar muitas coisas que eles antes não faziam”, afirma. 

Mônica Oliveira Callegari, de 63 anos, conta que, em virtude da pandemia da Covid-19, não pode mais sair para praticar suas atividades e nem frequentar a academia e as aulas de pintura. “Para ficar em casa, resolvi fazer aulas de inglês, pintura e dança, e busquei um programa on-line para idosos para completar minha necessidade de exercícios. Tenho saudades do grupo, porque nos encontrávamos três vezes por semana. Com as aulas pelo Zoom, consigo ver meus colegas e falar com eles”, conta.  

Leia também – Idosos e o risco de queda em casa: iniciativa traz orientações para segurança

Dicas para a saúde do idoso na pandemia

A médica geriatra compartilha algumas dicas e orientações para idosos enfrentarem esse período de pandemia com saúde. “O confinamento pode colocar alguns idosos em maior risco pelas consequências não intencionais do isolamento, como a solidão”, enfatiza Taísa. Para amenizar essa situação, ela listou algumas maneiras de tornar a quarentena mais tranquila. Confira:

  • Identifique conexões com pessoas que você considera essenciais para sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.
  • Faça ligações por vídeo e participe de grupos de conversa online.
  • Tome sol, sente-se na varanda, acene para seus vizinhos, mas dentro do seu terreno. Esse é o momento perfeito para limpar seu jardim e plantar sementes.
  • Faça exercícios físicos moderadamente para melhorar o astral e manter sua saúde em dia.
  • Seja criativo e reúna-se virtualmente com seus amigos, familiares e pessoas queridas para conversar sobre livros, séries ou filmes, e encontre um momento para praticar seu hobby ou atividades que envolvam raciocínio, como palavras cruzadas, xadrez e caça palavras.
  • Mantenha os seus hábitos diários de autocuidado.
  • Se você mora em uma casa de repouso, procure manter contato com seus entes queridos pela internet.
  • Se informe, mas com moderação. Não se sobrecarregue com muitas notícias.
  • Continue tomando os cuidados já conhecidos para evitar a contaminação.
  • Fique atento se apresentar algum sintoma.
  • Lembre-se de que você não está sozinho.

Leia também – O Brasil terá uma segunda onda de Covid-19?