Curitiba decide suspender novamente cirurgias eletivas nos hospitais que atendem pelo SUS

A Secretaria de Saúde de Curitiba (PR) anunciou nesta terça-feira (17 de novembro) a suspensão temporária das cirurgias eletivas – ou seja, as consideradas não urgentes – nos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. A decisão aconteceu em conjunto, de acordo com a secretaria, após o crescimento no número de casos novos de Covid-19 nas últimas semanas, o que pode impactar em aumento nos internamentos devido à doença.

Desde a semana passada, Curitiba registra cerca de 750 casos novos de Covid-19 por dia, contra 250 a 350 entre setembro e outubro. “Com a experiência sobre o comportamento da doença e com os casos novos, é possível que tenhamos um aumento de internamentos na próxima semana e a medida é de precaução para tenhamos um pouco mais de leitos de Covid-19 disponíveis e que ninguém fique sem assistência”, disse Márcia Huçulak, secretária municipal da Saúde de Curitiba.

Segundo a secretaria, o movimento de pacientes com sintomas respiratórios nas nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) vem aumentando, especialmente depois do feriado de 2 de novembro. Na semana de 2 a 8 de novembro foram 6.752 atendimentos de sintomas de Covid-19 nas UPAs. Na semana seguinte, entre os dias 9 e 15, foram 8.300 atendimentos. “Esse aumento também na procura pelo serviço certamente se refletirá em mais internamentos, portanto, já estamos nos adiantando”, afirma Márcia Huçulak.

Leia também – Aumento de casos de Covid-19: reflexo do comportamento da população

Após a queda no número de casos e de internamentos, verificados em meses anteriores, foram desativados 72 leitos de UTI SUS exclusivos para Covid-19.

Na segunda-feira (16), três hospitais de Curitiba estavam com todos os leitos SUS destinados para pacientes com Covid-19 ocupados: Hospital Evangélico Mackenzie, Hospital do Idoso e Hospital do Trabalhador, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. Nesta terça-feira, a taxa de ocupação desses hospitais era 94% a 96%. Ainda há outros dois com índice de ocupação acima de 80%.

Dados desta terça-feira da Secretaria Municipal de Saúde indicam que taxa de ocupação dos 283 leitos de UTI SUS exclusivos para Covid-19 era de 78%. Todos os pacientes que são internados com quadro de síndrome respiratória aguda grave vão para os leitos exclusivos covid-19 e não apenas os casos confirmados da doença. No momento restam 61 leitos livres.

Autorização para o retorno às aulas

Paralelamente, a Secretaria Municipal de Saúde autorizou o retorno de atividades presenciais curriculares nas escolas particulares da cidade, mas apenas para crianças de 10 anos. A decisão foi baseada em uma análise do Comitê de Técnica e Ética Médica formado em Curitiba para avaliar o cenário da pandemia.

Entre os argumentos utilizados para pautar o retorno está que a transmissão em crianças é até sete vezes menor do que em adultos. Além disso, o potencial de agravamento da Covid-19 no público infantil também seria reduzido. Um ofício da secretaria ainda cita que não é sustentável atrelar a retomada das atividades presenciais até a aprovação e disponibilização de uma vacina contra Covid-19, pois demoraria até a imunização ser incluída para as crianças.

Além disso, o comitê argumenta que o combate à segunda onda da pandemia na Europa está acontecendo mesmo com as escolas abertas.

No Paraná, já havia a autorização para o retorno das atividades extracurriculares nas escolas, tanto da rede particular quanto na rede pública.

Leia também – Especialista comenta sobre retorno das atividades presenciais

Leia também – Crianças e coronavírus: riscos, sintomas e outros reflexos